- Anúncio -

Paraná – O Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) realizou na temporada 2021/22, no Litoral do Paraná, 154 ações para resgatar, socorrer e salvar pessoas. Foram 92 “voos pela vida”, que garantiram o atendimento de 108 veranistas e moradores com emergência médica ou trauma.

O BPMOA também cumpriu 62 missões de patrulhamento e em apoio ao trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O balanço compreende o período entre 15 de dezembro de 2021 e 13 de março de 2022.

Os resgates e remoções aeromédicas foram fundamentais ao longo do verão, garantindo suporte às equipes dos bombeiros e do Samu, tanto em ocorrências quanto no transporte de pacientes entre unidades hospitalares.

Força-tarefa reforça atendimento no litoral com voos noturnos e avião para remoções aeromédicas. Foto: Gilson Abreu/AEN.

Das 108 pessoas atendidas, 97 precisaram ser removidas pela aeronave para hospitais. Os números desse serviço dobraram em comparação com a temporada anterior. Na operação de 2020 para 2021, o BPMOA atendeu 59 vítimas e, destas, transportou 30 para hospitais.

Com uma aeronave preparada com equipamentos de suporte à vida, o BPMOA acompanhou toda a temporada e desempenhou papel decisivo para salvamento, especialmente nas buscas aquáticas e terrestres, auxiliando os guarda-vidas e demais bombeiros nas ocorrências. No campo preventivo, o helicóptero percorreu a orla em patrulhamento rotineiro, em condições de atuação imediata em caso de acionamento.

As operações a partir da base situada anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Praia Grande, em Matinhos, foram complementadas neste verão com o apoio de um avião de asa fixa, baseado no Aeroporto de Paranaguá, o qual foi usado aos finais de semana para auxiliar na remoção de vítimas do Litoral para hospitais da Região Metropolitana e Capital.

O helicóptero ficou em operação 24 horas por dia aos finais de semana com médicos e enfermeiros embarcados, para prestar atendimento nos momentos de maior concentração de pessoas, com voos noturnos para dar suporte no transporte de vítimas.

O BPMOA ainda utilizou drones para ajudar o comando da PM a planejar a distribuição das equipes policiais no terreno. O equipamento possui vários componentes importantes, como câmera infravermelha, câmera termal, entre outros.

- Anúncio -