São Paulo – Nesta segunda-feira (25), a triatleta Luísa Baptista, de 29 anos, foi transferida da Santa Casa de São Carlos, no interior de São Paulo, para a UTI do Hospital das Clínicas (HC) da USP, na capital paulista. Uma equipe de intensivistas, composta por três médicos e dois enfermeiros do HC, articulada com o Comitê Olímpico Brasileiro, deslocou-se para São Carlos.
Na Santa Casa, a equipe realizou a terapia de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) na paciente. Depois de estabilizada, o transporte de Luiza foi realizado em uma ambulância aérea (Learjet 31A) da empresa Brasil Vida Táxi Aéreo. A paciente foi embarcada no Aeroporto de São Carlos e transportada ao Aeroporto de Congonhas, de onde seguiu em uma ambulância para o HC.
A atleta estava treinando no sábado (23), quando um motociclista atingiu sua bicicleta em uma estrada municipal (SCA-329) no distrito de Santa Eudoxia, região de São Carlos (SP). Segundo informações do B.O, o motociclista de 27 anos não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e sofreu múltiplas fraturas com o acidente. Ele foi socorrido e sua moto foi apreendida pela Polícia Militar.
Luísa Baptista permanece em estado grave e acompanhada por equipe médica especializada do HC. A triatleta conquistou a medalha de ouro no triatlo nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Santiago (Chile) e representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, dois anos depois.