Mato Grosso – O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) realizou mais de 1 mil horas de voo em 199 Operações de transporte aeromédico. O serviço incluiu transportes de vacinas contra a COVID-19, cilindros de oxigênio e pacientes acometidos pelo coronavírus ou transplantados.
Esse número representa as operações realizadas entre 30 de abril de 2020 e 21 de janeiro de 2022. A frota aérea percorreu cerca de 30 municípios de Mato Grosso, além de outros sete estados, entre eles, Rondônia, Goiás, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná; e o Distrito Federal.
Só no ano de 2021, foram mais de 650 horas de voo nos transportes de carga hospitalar, 160 horas de voo nos transportes fora de domicílio (TDF) e 45 horas de transporte de paciente com tripulação médica.
Em 2021, realizaram o voo mais longo da operação aeromédica com o transporte de paciente para Fortaleza. A operação durou cerca de 6 horas. Também foram realizados treinamentos, capacitações, manutenções e procedimentos operacionais, aperfeiçoando continuamente as tripulações para realizar um serviço com maior agilidade.
O coordenador do CIOPAER, tenente-coronel PM Ernesto Xavier de Lima Júnior, destacou o trabalho e o esforço dos servidores. “Esse resultado representa uma importante conquista para todos nós, fruto de muito trabalho e dispendiosos esforços dos profissionais de diversos segmentos. Fizemos reuniões, treinamentos, aperfeiçoamento, tudo para disponibilizar um serviço de excelência à população. Agradeço a cada um desses verdadeiros heróis que integram esse serviço”.
O CIOPAER trabalha nos transportes aeromédico de forma integrada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MT) e com os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).