CIOPAER/MT tem novo Comandante de Aeronave

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Em 27/06/2013 tendo concluído o estágio para comandante e após analise de documentação e da ficha funcional do 1º Ten BM Paulo Pereira Santos foi entendido pelos membros do Conselho de voo como sendo este Bombeiro Militar apto para o exercício e responsabilidade da função de Piloto Comandante de Aeronave de asa rotativa no âmbito do CIOPAer/MT.

O Centro Integrado de Operações Aéreas conta em seus quadros com integrantes da Policia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Policia Judiciária Civil, tendo uma frota de 4 (quatro) aviões e 3 (três) helicópteros.

Para ser Piloto Comandante no CIOPAer/MT o profissional deve passar por rigoroso Curso de Formação de Piloto Privado e Comercial; banca examinadora da Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC, exames médicos para obtenção de Certificado Médico Aeronáutico – CMA; Curso prático de pilotagem; Curso de Procedimentos em Emergência, onde o piloto é submetido a várias possibilidades de situações de emergência a que uma aeronave pode sofrer em voo, principalmente as que estão relacionadas às panes de motor; e contar com no mínimo 500 horas de voo na condição de 2º Piloto, entre outros.

A história deste oficial tem início muito antes de ingressar na carreira militar, pode-se dizer que começou a tomar força por volta de 1991 quando chegou a época do alistamento militar na Base da Força Aérea em Campo Grande-MS; desde então persistiu em seu sonho por mais de 20 anos, praticamente investiu todos os seus recursos em sua formação de piloto de helicóptero, acreditou tanto em seu sonho que em 1994 ao ingressar como aluno a soldado no Corpo de Bombeiros Militar de MT e ao ser interpelado por um superior sobre qual atividade gostaria de desempenhar na instituição, respondeu que queria ser piloto de helicóptero do Corpo de Bombeiros.

Sua história como piloto de helicóptero do Corpo de Bombeiros começa quando em 2001 (ainda 3º SGT) foi enviado para pilotar helicóptero nas operações do IBAMA cumprindo diversas missões em vários Estados da Federação, já em 2007 foi requisitado pela SENASP/MJ a participar das atividades da Aviação Nacional de Segurança Pública no evento do Pan-Americano realizado na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2010 (já 2º TEN BM) e devoto das causas de Aviação de Segurança Pública, foi requisitado novamente pela SENASP/MJ para participar das atividades da Aviação da Força Nacional de Segurança Pública na condição de piloto de helicóptero, após este período retornou para CBM/MT em 2011; sendo mais tarde convidado pela Coordenadoria do CIOPAer/MT a compor o seu quadro de pilotos, onde atualmente desempenha suas atividades.

Fonte: SSP/MT

- Anúncio -

15 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Paulo. Tivemos a oportunidade de trabalhar juntos nos Jogos Panamericano e na Força Nacional e esta conquista é mais que merecida, pelo grande profissional que é, em todo lugar que trabalhou. Parabéns meu amigo e conte conosco aqui no Pará.

    TC Gonçalves
    Diretor – GRAESP

  2. Parabéns Paulo Santos tenho certeza que é um momento mto esperado por vc e com certeza uma alegria para todos que conhece seu trabalho e dedicação . Sucesso sempre e bons vôos cavok…..

  3. PARABÉNS MEU AMIGO E IRMÃO PAULÃO, SEI DA SUA HISTÓRIA E DE SUA LUTA. EM 2007 ESTIVEMOS NO PAN E EM 2010 NA AEAP/FN FUI TESTEMUNHA DA SUA ODISSÉIA EM REALIZAR UM SONHO.
    HOJE ÉS ORGULHO DAQUELES QUE BUSCAM TRILHAR O CAMINHO DEIXADO POR VOS.
    FICA COM DEUS AMIGO E BONS VÔOS.
    PRECISANDO, O AMIGO DE LUTA ESTÁ A VOSSO DISPOR.

  4. Parabéns Cmte. Paulo! Desde a Força Nacional você buscava a tão sonhada ascensão a comando e agora conseguiu! Parabéns por esta grande vitória que foi um trabalho de mais de 20 anos! Demorou mas chegou! Curta cada minuto! Muito sucesso!

  5. Sonho de criança… razão de viver… Assim vejo a aviação em sua vida, meu amigo COMANDANTE PAULO SANTOS!!! No momento em que te conheci, em 2003, na Edra Aeronáutica, período em que fazíamos curso de piloto de helicóptero, já havia ficado evidente sua luta na aviação para alcançar seus objetivos e realizar seu sonho de vida.
    Sabemos das dificuldades que você se deparou, dos momentos de decepção que vivenciou, das portas fechadas que encontrou… Mas o Grande Arquiteto do Universo, sublime nos Céus e na Terra abriu definitivamente as portas dos céus para você, para que pudesse alçar voos e desfrutar dos céus, agora como Comandante de Aeronaves de Asas Rotativas, sim, Ele definitivamente abriu as portas dos céus para você!!!. E por sempre estar embaixo das Asas do Todo poderoso, é que Ele, permitiu que você pudesse estar mais próximo Dele, todas as vezes que você acionar e decolar as chamadas aeronaves de asas rotativas.
    Não posso cometer o erro de externar todas as qualidades que você possui como ser humano e profissional, pois certamente esqueceria de citar várias delas, o que seria uma injustiça com você. Entretanto, a perseverança e a humildade salta aos olhos de qualquer pessoa que tenha grata satisfação de conversar com você por alguns instantes, e são estas características que desejo que carregue por todos dias de sua vida.
    COMANDANTE PAULO SANTOS, participei de alguns momentos de sua carreira na aviação e na medida do possível, acredito que pude contribuir com sua formação, ao menos essa sempre foi minha intenção!!! Em todos os vôos que fizemos juntos, desde o momento que apresentou em nossa unidade, ainda como 2P, bem como no estágio de ascensão à comando, a cada briefing, nos planejamentos de voo, na preparação de cabine, nos acionamentos, nos cheques, durante os vôos reais e de treinamentos, nos procedimentos de corte,e nos debrifing, espero ter lhe transmitido boas informações, que lhe serão úteis em seus vôos. Tenha certeza que aprendi muito, pois acredito que, é ensinando que se aprende, que se aperfeiçoa…. Das bobagens que possa ter lhe falado, esqueça delas, aproveite o que se realmente se aproveita!!!
    Por fim, externo minha admiração à você, e peço que tenha a convicção que foi um grande passo na sua vida, porém apenas um passo em uma caminhada que á de ser eterna… Continue se dedicando ao conhecimento… sempre!!! E, das tantas e tantas conversas, orientações, discussões, ensinamentos, apontamentos e conselhos que tentei lhe passar, podemos resumir nas sábias palavras do Ten Cel Héverton Mourett, comandante de asas rotativas de nossa unidade, SEJA PADRÃO!!! VOE PADRÃO !!! Que Deus lhe abençõe, que esteja contigo, sempre!!!

  6. Prezado Comandante Paulo Santos,

    Os desafios que superou para alcançar seus sonhos foram árduos, sei disso. Tenho certeza que sua comoção com a conquista desse sonho é de uma envergadura sem precedentes. Era seu objetivo! Essa vitória representa sua luta, sua glória. É fruto do seu esforço para superar todos os desafios que lhe foram postos, todos os obstáculos cuidadosamente colocados a sua frente. Testes, práticas boas, duras, difíceis. Tudo serviu apenas para ressaltar a importância do seu sonho e a dimensão dele na sua vida pessoal e profissional. São esses obstáculos que enobrecem e dão a ela o devido valor. Então dê esse valor, com orgulho. O Mérito é seu, afinal quanto maiores as dificuldades, maior será a honra na conquista! Está de Parabéns. Acompanhei parte de sua carreira na atividade aérea. Sua capacidade, seu detalhamento com a missão, sua habilidade motora e seus conhecimentos técnicos são credenciais que legitimam sua ascensão ao comando de aeronaves de asa rotativa do Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado de Mato Grosso. Desejo sinceramente que mantenha firme seu rumo, suas convicções e qualidades pessoais que o tornam merecedor de crédito e confiança. Continue firme e mantenha consigo as virtudes como humildade, respeito ao próximo e a lealdade sincera com a causa pública, pois estas são indispensáveis para o profissional da aviação, particularmente para o piloto de segurança pública. Reitero meus Parabéns! Desejo sucesso e bons voos!

  7. Meu nobre Cmte Paulo Santos, Não poderia deixar de parabeniza-lo por esta imensa conquista que o Sr. lutou intensamente e que agora se torna realidade na tua vida. Quem te conhece sabe o quanto és humilde e um ser humano de coração bom, sempre norteado pelas suas convicções e nunca se desviou delas e isso o torna uma pessoa forte. Meus parabéns Cmte.

  8. Parabéns Cmte Paulo Santos pela ascensão. Que Deus continue a proteger seus voos e sua carreira.
    Congratulações!!!

    Voar, proteger e salvar!!!!

    Thiago Balbi – GRAER/AM

  9. Comandante Paulo Santos, meus sinceros parabéns! Essa sua conquista nos traz muita alegria! Conheci um pouco dos seus obstáculos e vi com sabedoria vc contornado ou enfrentando-os. Vi tbm que Deus, fez um plano grandioso em sua vida, e por maior q fosse a luta ele colocou pessoas como TC Mourett, TC Siqueira e Maj Chirolli em tua vida, dentre outros oficiais e praças que se souberam reconhecer o real valor q vc tem. meus Parabéns. Que vc continue a alçar grandes voos. forte abrço.

  10. Comandante Paulo Santos. Nobre amigo, fico muito feliz pela conquista. Sei de suas lutas e vejo que a conquista coroa seu talento que não encerra aqui: na verdade é só o começo! Prova que a persistência é a chave para grandes conquistas. A aviação policial ganha um grande talento, um grande homem a serviço da sociedade brasileira! Parabéns!

  11. Grande Paulo Santos, parabens pela conquista meu amigo! Que esta seja apenas mais uma etapa de muitas que ainda virão, lhe fazendo sempre um grande vencedor. Um grande abraço! Romualdo Galvão – 1° Ten PM Piloto Comercial de Helicóptero Sub-diretor do CEIOPAER/RN

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários