Em 27/06/2013 tendo concluído o estágio para comandante e após analise de documentação e da ficha funcional do 1º Ten BM Paulo Pereira Santos foi entendido pelos membros do Conselho de voo como sendo este Bombeiro Militar apto para o exercício e responsabilidade da função de Piloto Comandante de Aeronave de asa rotativa no âmbito do CIOPAer/MT.
O Centro Integrado de Operações Aéreas conta em seus quadros com integrantes da Policia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Policia Judiciária Civil, tendo uma frota de 4 (quatro) aviões e 3 (três) helicópteros.
Para ser Piloto Comandante no CIOPAer/MT o profissional deve passar por rigoroso Curso de Formação de Piloto Privado e Comercial; banca examinadora da Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC, exames médicos para obtenção de Certificado Médico Aeronáutico – CMA; Curso prático de pilotagem; Curso de Procedimentos em Emergência, onde o piloto é submetido a várias possibilidades de situações de emergência a que uma aeronave pode sofrer em voo, principalmente as que estão relacionadas às panes de motor; e contar com no mínimo 500 horas de voo na condição de 2º Piloto, entre outros.
A história deste oficial tem início muito antes de ingressar na carreira militar, pode-se dizer que começou a tomar força por volta de 1991 quando chegou a época do alistamento militar na Base da Força Aérea em Campo Grande-MS; desde então persistiu em seu sonho por mais de 20 anos, praticamente investiu todos os seus recursos em sua formação de piloto de helicóptero, acreditou tanto em seu sonho que em 1994 ao ingressar como aluno a soldado no Corpo de Bombeiros Militar de MT e ao ser interpelado por um superior sobre qual atividade gostaria de desempenhar na instituição, respondeu que queria ser piloto de helicóptero do Corpo de Bombeiros.
Sua história como piloto de helicóptero do Corpo de Bombeiros começa quando em 2001 (ainda 3º SGT) foi enviado para pilotar helicóptero nas operações do IBAMA cumprindo diversas missões em vários Estados da Federação, já em 2007 foi requisitado pela SENASP/MJ a participar das atividades da Aviação Nacional de Segurança Pública no evento do Pan-Americano realizado na cidade do Rio de Janeiro.
Em 2010 (já 2º TEN BM) e devoto das causas de Aviação de Segurança Pública, foi requisitado novamente pela SENASP/MJ para participar das atividades da Aviação da Força Nacional de Segurança Pública na condição de piloto de helicóptero, após este período retornou para CBM/MT em 2011; sendo mais tarde convidado pela Coordenadoria do CIOPAer/MT a compor o seu quadro de pilotos, onde atualmente desempenha suas atividades.
Fonte: SSP/MT