- Anúncio -

Acre – Durante a Expoacre 2023, um evento que celebra o agronegócio e a cultura acreana, uma parceria especial entre a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ofereceu uma oportunidade única para incentivar a doação de sangue.

A ação, que teve como objetivo salvar vidas, possibilitou que doadores concorressem a um sobrevoo no helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (CIOPAER), o Harpia 3.

Roseane Augustinho de Souza, 49, é a doadora de sangue que ganhou uma experiência única. Na última noite da Expoacre, ela e seu marido, também doador há anos, decidiram realizar mais uma doação de sangue no ônibus de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre). Como parte da iniciativa, eles receberam brindes e, sem saber, estavam participando de um sorteio para um sobrevoo no Harpia 3.

Foram cerca de 12 minutos de sobrevoo, que proporcionaram à Roseane uma experiência inesquecível. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

“Na segunda-feira (7), quando me ligaram, eu até tomei um susto. Pensei que era algum problema com meu exame, aí uma moça disse que eu estava participando de um sorteio e eu fui a felizarda para fazer um sobrevoo pela cidade. Eu disse: Oh, glória! Já voei de avião. É a primeira vez em um helicóptero”, compartilhou Roseane, emocionada.

O sobrevoo foi realizado nesta quinta-feira (17), no Helicóptero Harpia 3, uma aeronave AS350 doada pela Secretaria Nacional de Segurança, que chegou ao Acre em julho de 2021 para fortalecer ações de saúde, segurança e meio ambiente, com capacidade para transportar até quatro passageiros e dois tripulantes.

O tenente-coronel Samir Freitas, comandante do CIOPAER, explicou a importância do helicóptero na parceria com a Sesacre. “Os resultados têm sido excepcionais em nossa cooperação com a Sesacre. Isso nos enche de satisfação e orgulho. Nada nos alegra mais do que concretizar o emocionante sobrevoo para a senhora Roseane. Estamos tornando possível esse momento e reafirmamos nosso compromisso contínuo com a excelência e o bem-estar da nossa população”, ressaltou Freitas.

Foram cerca de 12 minutos de sobrevoo, que proporcionaram à Roseane uma experiência inesquecível. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Para o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, essa parceria tem unido esforços com o objetivo de salvar vidas. “Ao longo dos anos, essa colaboração se mostrou fundamental para alcançarmos nossas metas em conjunto. A doação de sangue é um ato de generosidade que faz toda a diferença. Esse incentivo é uma maneira de reconhecer e valorizar aqueles que contribuem para a saúde da nossa comunidade. Estamos comprometidos em continuar investindo em parcerias criativas e impactantes que beneficiem a população do Acre”, disse.

Foram cerca de 12 minutos de sobrevoo que proporcionaram à Roseane uma experiência inesquecível. Ela admitiu ter ficado nervosa ao avistar a aeronave, mas decidiu enfrentar o desafio e viver plenamente a experiência única de voar pelo céu de Rio Branco. Teve uma visão privilegiada de sua casa, e viu o aceno e a alegria de seus vizinhos e familiares.

Essa ação de parceria buscou não apenas incentivar a doação de sangue, mas também reforçar os laços entre saúde e a segurança. E para Roseane, o sobrevoo no Harpia 3 permanecerá como um símbolo de coragem, solidariedade e superação.

- Anúncio -