- Anúncio -

Santa Catarina – As equipes formadas por bombeiros e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que tripulam os aviões e helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão preparadas para realizar missões de salvamento terrestre a aquático; transporte de pacientes; resgate de acidentados; atendimento de casos clínicos; transporte de órgãos, medicamentos, vacinas e equipes; e combate a incêndios.

Em 13 anos de operações aéreas, o BOA já realizou cerca de 13.700 voos e atendeu aproximadamente 11 mil pessoas. Também foram realizados mais de 200 voos transportando órgãos e/ou mantimentos, como vacinas.

As aeronaves recebem a denominação de “Arcanjo” e podem ser acionadas para diversos tipos de atendimentos. O BOA possui procedimentos operacionais padronizados (SOP) e diretrizes que regulam o acionamento das aeronaves, classificando as missões da seguinte forma: Urgência/Emergência (MUE), Ajuda Humanitária (MAH) e Missões Planejadas (MP).

Em 13 anos, aviação do Corpo de Bombeiros realizou 13.700 voos e atendeu 11 mil pessoas em SC.

Além das missões típicas, há também aquelas que envolvem treinamentos, testes de manutenção e apoio órgãos públicos, como voos para inspeção de obras e barragens no interior e apoio ao Tribunal Regional Eleitoral na condução das urnas de votação.

Para essas missões, os Arcanjos poderão ser acionados pela Central de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM), Regulação do SAMU, Central Estadual de Regulação de Transferências Inter Hospitalares (Cerinter), SC Transplantes, Polícia Militar de SC (PMSC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC) ou pela Defesa Civil.

Os acionamentos acorrem via rádio ou por telefone e são gerenciadas pelos pilotos de serviço, que desempenham a função de Comandante da Aeronave ou Comandante de Operações Aéreas. Outro profissional que participa da coordenação dos voos é o Médico Regulador de Voo (MRV), pertencente ao quadro do SAMU Aeromédico de SC.

Conforme o tipo de missão, será acionado o helicóptero ou o avião. O helicóptero Arcanjo 01 fica baseado em Florianópolis (aeroporto Hercílio Luz), e o helicóptero Arcanjo 03 fica baseado em Blumenau (aeroporto Quero-Quero). Os aviões Arcanjos 02, 04 e 06 ficam baseados em Florianópolis (aeroporto Hercílio Luz).

Nas operações aeromédicas, informações que envolvem o local, distância, condição clínica da vítima, meteorologia, vaga de leitos, indicação clínica para transporte aéreo do paciente, aeroportos próximos, locais de abastecimento, etc, são fundamentais para indicação ou não do voo.

- Anúncio -