Santa Catarina – Na sexta-feira (22), o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU), e o 1° Batalhão de Bombeiros Militar realizaram atendimento de uma mulher de 65 anos, vítima de Parada Cardiorrespiratória (PCR), após Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), no bairro Rio Vermelho, município de Florianópolis.
A aeronave Arcanjo 01 foi acionada por volta das 12h50 para o atendimento. Ao chegar ao local bombeiros realizavam o atendimento básico da vítima com Reanimação cardiopulmonar.
Os operadores de suporte médico do Arcanjo 01 iniciaram o atendimento avançado com os procedimentos de reanimação cardiopulmonar e medicamentos específicos para o caso clínico da vítima. A PCR foi revertida pela equipe e a paciente foi conduzida para o Hospital Universitário (HU) em Florianópolis.
Mulher dá à luz em local de difícil acesso
No sábado (23), a equipe foi novamente acionada. Desta vez foi para o atendimento de paciente em trabalho de parto na Costa da Lagoa, Florianópolis, local de difícil acesso. A mãe de 33 anos sentiu as primeiras contrações no final da tarde, chegou a tentar caminhar por um trecho da mata, mas precisou fazer o parto na casa de um vizinho.
Os bombeiros foram chamados por volta das 17h. Com ajuda de uma parteira o menino nasceu saudável. No local, bombeiros e operadores de suporte médico do Arcanjo 01 prestaram atendimento avançado aos dois e levaram a mãe e o bebê para a maternidade Carmela Dutra.