- Anúncio -

Rio de Janeiro – Em uma ação contra o tempo, o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros foi acionado para localizar e transportar uma pessoa que estava há nove anos na fila de espera por um rim. 10 bombeiros militares e dois helicópteros (Bombeiro 04 e 05) foram empregados na missão.

Ricardo Medeiros de Oliveira, de 48 anos, fazia a trilha da Pedra do Sino no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na Região Serrana do Rio, quando recebeu a boa notícia: um órgão compatível o aguardava a 120 quilômetros de distância, em Juiz de Fora (MG).

“O paciente estava em uma área remota e precisava chegar no hospital em, no máximo, três horas. Não daria para retornar a pé. Assim que fomos acionados em apoio, mobilizamos todos os esforços para cumprir a missão”, explicou o coronel Leandro Monteiro, secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros.

De acordo com Rachel Lopes, comandante do GOA, a ação foi desafiadora, já que as condições climáticas da região estavam instáveis no momento do resgate, além da dificuldade em localizar Ricardo. O resgate de Ricardo foi realizado pela equipe do helicóptero Bombeiro 05.

Após o embarque a baixa altura, a equipe fez seu transporte até o 16º GBM, em Teresópolis, onde foi embarcado no helicóptero aeromédico, Bombeiro 04, e transportado até Juiz de Fora, MG. Em menos de duas horas chegou na Santa Casa de Juiz de Fora, onde sua cirurgia de transplante de rim foi bem sucedida.

- Anúncio -