Santa Catarina – As enfermeiras Keyla Cristiane do Nascimento, Athena Teixeira Rieke Parrella, Gabriela Schweitzer, Daiana de Mattia e o enfermeiro André Ricardo Moreira, publicaram artigo sobre Protocolo para Transfusão de Hemácias Embaladas no Serviço Aeromédico Brasileiro na revista científica Air Medical Journal, em março de 2022. Todos os profissionais de saúde são de Santa Catarina.
O objetivo do estudo foi desenvolver e validar um protocolo para o uso de concentrados de hemácias no suporte aéreo avançado de vida no Brasil. Esses serviços são realizados com emprego de helicópteros e fazem parte do atendimento pré-hospitalar, garantindo tratamento especializado no local.
Clique aqui e acesse a página do artigo.
O protocolo é composto por 28 itens de verificação, distribuídos em 6 tópicos:
- solicitação e transporte,
- embalagem,
- uso em serviço aeromédico,
- transferência do paciente hemotransfundido,
- registro,
- não usado o concentrado de hemácias.
Segundo a conclusão do trabalho, o protocolo mostrou-se válido quanto ao conteúdo para uso de concentrado de hemácias no serviço aeromédico. É um recurso essencial para orientar os profissionais na assistência aos pacientes com hemorragia classe III e IV que necessitam de transfusão durante o atendimento aeromédico.
A Air Medical Journal é uma publicação oficial das cinco principais associações de transporte aeromédico dos Estados Unidos: a Association of Air Medical Services, Air Medical Physician Association, Air & Surface Transport Nurses Association, National EMS Pilots Association e International Association of Flight and Critical Care Paramedics.