Rio de Janeiro – No final da noite de sábado (2), o baixista do Ultraje a Rigor, Rinaldo Oliveira Amaral, conhecido como Mingau, de 56 anos, foi vítima de ferimento de arma de fogo (FAF) na cabeça, no bairro Ilha das Cobras, em Paraty, RJ.
Mingau foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Municipal Hugo Miranda do município. Como não havia neurocirurgião, foi necessária sua transferência para um hospital de referência com essa especialidade. Durante a madrugada, a família e conhecidos fizeram buscas por ambulâncias aéreas para o transporte.
Na manhã de domingo (03), a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro informaram que o Grupamento de Operações Aérea (GOA) realizaria o transporte aeromédico de Mingau para o Hospital São Luiz do Itaim (Rede D’Or), Zona Sul de São Paulo.
O helicóptero Bombeiro 04 decolou da Lagoa por volta das 09h00 de domingo, com destino a Paraty. A bordo estava um piloto, um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, todos preparados e habituados com esse tipo de transporte.
Na cidade, a equipe aeromédica precisou preparar e estabilizar o paciente para a remoção aeromédica. Depois de embarcado, seguiram para São Paulo. No início da tarde, o paciente estava sendo recebido pela equipe médica no heliponto do Hospital São Luiz. A equipe aeromédica do Bombeiro 04 precisou reabastecer e retornou para o RJ.
Na tarde domingo, Mingau passou por uma cirurgia intracraniana de emergência. O procedimento durou cerca de três horas e meia. O quadro clínico é considerado grave. Segue internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sedado e mantido sob ventilação mecânica.