Alagoas – Equipe aeromédica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Alagoas, realizou na tarde de sábado (19), o transporte inter-hospitalar de uma paciente de 65 anos, com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), do hospital do município de Joaquim Gomes para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
De acordo com o médico de voo do SAMU, Diogo Gonzaga, “a paciente apresentou rebaixamento de nível de consciência e déficit motor do lado esquerdo do corpo, percebido ao acordar, necessitando de abordagem médica especializada com o melhor tempo resposta possível, a fim de evitar a progressão da enfermidade e aumentar a possibilidade de complicações ou até mesmo a morte”, destacou o médico socorrista.
Importância do atendimento rápido no AVC
O paciente com AVC necessita recuperar o fluxo adequado de sangue no cérebro o mais rápido possível. Quanto maior o tempo sem atendimento médico especializado, maior será a área do cérebro acometida e maiores serão as lesões e o risco de morte.
Por esse motivo, o serviço aeromédico está cada vez mais atuante neste tipo de abordagem. O tempo hábil impacta diretamente no prognóstico de cura do paciente.