- Anúncio -

São Paulo – Equipes da Defesa Civil Paulista, da Secretaria de Saúde, das prefeituras, policiais militares, bombeiros, militares das Forças Armadas, SAMU, policiais rodoviários federais e voluntários estão atuando nas áreas afetadas pelas chuvas em São Sebastião e Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

O temporal causou pontos de alagamento e deslizamentos em ambos os municípios. Algumas vias de acesso à região estão interditadas devido à queda de barreiras.

Além de viaturas, ambulâncias, sete helicópteros Águia do Comando de Aviação da PM, helicópteros da PRF, do Exército e aeronaves civis, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico da Marinha do Brasil está reforçando o atendimento médico, desafogando os hospitais da região que estão priorizando casos mais graves.

Até o momento, 44 óbitos foram confirmados, sendo 43 em São Sebastião e um em Ubatuba. Equipes do município com psicólogas e assistentes sociais fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas. Sete corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São dois homens adultos, duas mulheres adultas e três crianças.

Os trabalhos de busca, resgate e salvamento seguem ininterruptamente na região. Atualmente, 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo Estado. O Fundo Social de São Paulo encaminhou, na segunda-feira (20), 7,5 toneladas de doações para as cidades atingidas no litoral norte.

Muitos voluntários estão ajudando com doações e no transporte desses materiais, especialmente o aéreo. Segundo dados informados pela ABRAPHE, mais de 60 voos foram realizados por aeronaves civis. Os helicópteros decolam do Aeroporto Campo de Marte, HBR, Helicidade e Helipark,  transportando itens doados para as vítimas das chuvas no litoral norte de São Paulo.

Atendimento médico

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que 19 adultos e seis crianças vítimas das chuvas foram atendidas, até o momento, no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN). Deste total, sete estão em estado grave e 14 estáveis. Outros dois pacientes já receberam alta hospitalar e outras duas, uma grávida e uma puérpera, foram transferidas para o Hospital Stella Maris.

A SES acrescenta que todos os pacientes atendidos no HRLN tiveram os familiares localizados pela assistência social da unidade. Além de reforçar o atendimento, a SES-SP encaminhou um conjunto de insumos ao atendimento às vítimas desse desastre.

Foram encaminhadas, 7,4 mil insulinas humana e 20 mil agulhas para insulinas, 36 ampolas de soro antiofídico para cobras, 5 mil frascos de hipoclorito de sódio, 940 bolsas de glicose, 900 bolsas de soro, 180 kits intravenosos, 30 kits de sutura, 30 talas para imobilização, além de sedativos e outros medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, entre outros.

YouTube player
- Anúncio -