A maior competição off-road das Américas e uma das maiores do mundo, o Sertões BRB (conhecido por Rally dos Sertões) chega à sua 31ª edição em 2023. A largada aconteceu no dia 11 de agosto, em Petrolina (PE) e até o dia 19, cortará Pernambuco, Bahia e Ceará, em um roteiro de 3.800 quilômetros, dos quais 2.080 cronometrados.
O percurso deste ano é considerado um dos mais técnicos e exigentes de todos os tempos e ficará concentrada em cinco cidades: Petrolina/PE, Xique Xique/BA, Crato/CE, Sobral/CE e Cruz/CE, sendo que Crato e Cruz pela primeira vez integram o roteiro.
O Sertões é disputado nas modalidades moto, quadriciclo, carro, UTV (Utility Task Vehicle) e é aberto apenas para competidores com carteira da Confederação Brasileira de Motociclismo ou da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Para garantir um atendimento médico rápido e eficiente aos competidores, a empresa Vigor Logística em Saúde é responsável pelas urgências e emergências médicas durante a prova. Para isso, possui uma equipe constituída de 10 médicos e 20 enfermeiros, todos capacitados em atendimento pré-hospitalar (APH).
Nessa prova contam com o apoio de dois helicópteros de resgate (modelo H125), duas ambulâncias e quinze camionetes com apoio médico, além de uma Unidade de Pronto Atendimento Móvel Itinerante (UMPAI), montada em uma carreta com 5 leitos, sendo uma sala vermelha e uma sala de raio-x e ultrassonografia.
Além da tripulação dos helicópteros, formada por um piloto, um médico e um enfermeiro, as aeronaves estão equipadas com todos os materiais necessários para atender as diferentes emergências clínicas e traumáticas. Os helicópteros são certificados para operações aeromédicas e operados pelas empresas UNIAIR e AIRJET Táxi Aéreo.
Uma parceria com a empresa INDUMED, representante da ZOLL no Brasil, possibilitou a utilização de equipamentos consagrados no atendimento pré-hospitalar, como o cardioversor X Series, acesso intraósseo, desfibrilador externo automático AED PLUS e dispositivo de ressuscitação cardiopulmonar automatizado AutoPulse (sucesso também no segmento aeromédico).
Além desses equipamentos, os helicópteros possuem prancha scoop, torniquetes de extremidade, cinta pélvica, entre outros materiais de ponta para atendimento avançado em locais remotos. Até a quarta etapa, as equipes dos helicópteros foram acionadas e realizaram com sucesso, 03 resgates aeromédicos de competidores (todos motociclistas) acidentados no trecho.