Ceará – Na manhã de domingo (22), uma aeronave da Secretaria de Segurança Pública da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) recebeu acionamento da Central de Regulação Médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para realizar o transporte de um recém-nascido prematuro grave, com 20 horas de vida, que tinha sofrido complicações respiratórias pós-parto.
O bebê nascido na cidade de Guaraciaba do Norte, por falta de recursos técnicos, necessitou ser encaminhado rapidamente por uma ambulância terrestre para um hospital de referência mais próximo, que era o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. Porém, chegando no local, a equipe constatou que todos os leitos de UTI Neonatal estavam ocupados.
Devido a gravidade do bebê, foi necessário dar o melhor suporte possível numa unidade de emergência, a sala vermelha, até que surgisse vaga adequada neste ou em outro hospital de referência em Neonatologia.
Rapidamente surgiu a vaga, mas em outro hospital, distante cerca de 300km, que é o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), na cidade de Quixeramobim. O recém-nascido apresentava quadro de depressão respiratória, hipoatividade, hipoglicemia, em uso de oxigênio e o transporte aeromédico foi indicado.
A equipe aeromédica da base mais próxima, que era Crateús (distante 220km de Sobral) foi solicitada. Foi organizada uma grande logística para esse transporte, utilizando readequação de equipamentos, caminhão tanque para reabastecimento da aeronave no retorno e também uma fina comunicação entre os serviços.
A equipe da CIOPAER rapidamente chegou ao HRN. Lá, os profissionais aeromédicos abordaram o paciente, realizando alguns procedimentos necessários para a estabilização do quadro clínico e o preparo para o transporte. Os dois hospitais possuem heliponto, o que facilita a segurança operacional. Após preparo do paciente, o voo aconteceu sem intercorrências clínicas e o bebê foi entregue diretamente na UTI Neonatal do HRSC.