Sergipe – Na quarta-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de uma empresa de Táxi Aéreo contratada e equipes do SAMU, realizou a transferência interestadual de uma sergipana de 19 anos, diagnosticada com a doença de Wilson e que enfrenta insuficiência hepática crônica.
A paciente estava internada no Hospital Universitário (HU), em Aracaju, e foi transportada em uma ambulância aérea (UTI) para a realização do transplante de fígado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A solicitação de transferência foi recebida pela Central de Regulação de Urgência do SAMU 192 Sergipe no dia 16 de novembro, após passar pelo fluxo da Central de Transplantes, da Central de Regulação de Leitos e do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Devido à distância entre Aracaju e São Paulo foi descartada a possibilidade de transferência por viatura terrestre. Um avião Carajá decolou do Aeroporto Internacional de Santa Maria, em Aracaju, por volta das 21h30 e chegou no Aeroporto de Guarulhos às 3h40 da quinta-feira (23), onde contou com o apoio do SAMU Guarulhos, que recebeu a jovem e concluiu sua transferência ao Hospital Albert Einstein.
A medida é adotada como protocolo de transparência em casos emergenciais que fazem parte das ações do Sistema Único de Saúde (SUS). A mãe da paciente, Dayane Maria de Jesus, agradeceu por todo apoio aos órgãos competentes para que a sua filha fosse transferida da maneira mais segura.
“A gente só tem a agradecer por todo acompanhamento que o Governo de Sergipe, o SAMU e o HU vem nos dando durante esse tempo. Toda essa mobilização foi muito importante para nós e, agora, a nossa esperança é que a saúde da minha filha seja recuperada por completo”, contou.