GRAer/AM: Amazonas prepara pilotos

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O Governo do Estado está investindo na formação de pilotos para o Grupamento Aéreo da Segurança Pública (Graer). Sete alunos do curso de piloto de helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) estão próximos de receber a licença para voar da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Supervisionados por profissionais da Força Nacional de Segurança, os policiais do Graer já vêm atuando em várias operações de combate à criminalidade, além de ações ambientais e humanitárias. De acordo com o secretário de Segurança, Geraldo Scarpellini, essa fase é necessária para que os futuros pilotos alcancem 100 horas de voo e o reconhecimento da autoridade da aviação.

No ano passado esses profissionais das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros ficaram sete meses em treinamento na Edra Aeronáutica, uma das melhores escolas de pilotagem do país, localizada no município de Ipeúna, em São Paulo. O grupo voltou com o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) expedido pela Anac e aptos a atuar como co-pilotos.

Dois experientes pilotos da Força Nacional de Segurança estão em Manaus desde o início do ano pilotando as aeronaves do Graer, sob responsabilidade da Polícia Militar, e ajudando os futuros pilotos a conquistar a licença de vôo.

Contando hoje com três helicópteros, o grupamento aéreo foi criado em 2008 para reforçar as ações contra a criminalidade no Estado. Além disso, tem atuado também em atividades humanitárias, como o transporte de mantimentos para população ribeirinha isolada pela seca histórica. Segundo o comandante Flávio Portela, oficial do Corpo de Bombeiros de Brasília, o Graer tem apoiado ainda as ações do Batalhão de Policiamento Ambiental. “Ajudamos no resgate de animais, como peixes-bois, e nas operações de combate as queimadas e garimpo ilegal, no Sul do Amazonas”, observa.

Segundo o policial civil Ralf Kanitz, a formação desses pilotos é pioneira e traz um avanço inédito para o sistema de segurança pública do Amazonas e abre oportunidade para a qualificação do efetivo local, em uma área de atuação restrita. “Já temos a certificação de co-piloto e agora vamos acumular a experiência de vôo exigida pela Anac para ter a licença de piloto privado”, disse.


Fonte : AGECOM/AM


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