GRPAe/SP: Base de Ribeirão Preto na mídia

A Inauguração do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo (GRPAe) ocorreu em 15 de agosto de 1984. A frota começou com uma aeronave em 1984, agora já tem 18 helicópteros, com previsão de entrega de mais dois, seis aviões e mais de 70 pilotos para operá-los e o efetivo é de 425 policiais.

Em Ribeirão Preto, o GRPAe funciona desde 04 de março de 2006 e conta com 32 profissionais. A cada 100 horas de vôo, o helicóptero é levado para São Paulo para revisão. Nesse período outra aeronave é trazida para Ribeirão.

O trabalho logístico é coordenado por uma central de controle, responsável por selecionar as ocorrências que chegam por duas vias: pela Central de Operações Bombeiro Militares (Cobom) ou pela Central de Operações Policiais Militares (Copom).

Dois minutos depois do sinal sonoro, os policiais já estão posicionados com armas em punho e colete à prova de balas, as hélices giram a todo vapor e a aeronave decola. Em poucos minutos, o Águia chegará ao local da ocorrência.

Como qualquer outro helicóptero, o modelo dos Águias é capaz de permanecer no ar por 3h30 com tanque cheio, o que corresponde a uma viagem de ida e volta com quatro pessoas a bordo entre a capital e Ribeirão Preto.

Além de possuir equipamentos de última geração, os helicópteros da PM têm alguns privilégios. As aeronaves podem voar abaixo da altura mínima permitida e pousar em qualquer lugar. Nos 25 anos de atividades, os Águias já realizaram cerca de 120 mil missões e voaram mais de 80 mil horas.

O Águia em Ribeirão Preto realiza missões como apoio a operações policiais, salvamento, transporte de tropa especializada, transporte de órgãos para transplantes urgentes e apoio ao policiamento ambiental.

CLIQUE E ASSISTA AO VÍDEO DA REPORTAGEM.


Fonte : Programa Balanço Geral RP


1 COMENTÁRIO

  1. É um orgulho ter convivido com os amigos da BRPAE Ribeirão Preto antes de sua inauguração. Orgulho maior é constatar que, depois de tanto trabalho e dificuldades iniciais pelas quais passaram, a Base está em pleno funcionamento e com instalações impecáveis.
    Vocês são exemplo às futuras BRPAes que estão por vir em nosso Estado.
    Parabéns Oscar, Seminate, Ivan, Guerardi, Dalla e todos os seus demais componentes, indistintamente!!!!!

    Cap PM Adriani José
    Base Praia Grande

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

11 − 2 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários