GRPAe/SP promove mais um treinamento inicial em Operações Aeromédicas

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O Grupamento de Radiopatrulha Aérea – “João Negrão”, unidade pertencente a PMESP, promove mais um treinamento inicial em “OPERAÇÕES AEROMÉDICAS” objetivando a capacitação dos médicos recém-contratados pelo GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento à Urgências).

O GRAU é um grupo subordinado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e é responsável no “Sistema Resgate” por prover os médicos para a composição das equipes das USAs (Unidades de Suporte Avançado) e tripulações das aeronaves destinadas ao resgate aeromédico.

resgategrau

Este treinamento faz parte dos esforços do Governo do Estado de São Paulo para a ampliação do atendimento do resgate aeromédico para as regiões onde o GRPAe possui Bases de Radiopatrulha Aérea. Atualmente 85% da população paulista, o que corresponde a aproximadamente 35 milhões de habitantes, podem contar com o suporte de uma aeronave policial / defesa civil dentro de um tempo de voo máximo de 15 minutos.

O treinamento visa atender também à regulamentação existente para a atividade do médico de voo prevista na Portaria do Ministério da Saúde, concernentes à capacitação específica daqueles profissionais envolvidos no resgate aeromédico. Além dos médicos do GRAU, os enfermeiros pertencentes ao efetivo do Corpo de Bombeiros, os quais já frequentaram o Curso de Enfermeiro de Voo (com duração de 30 dias), também participam do treinamento, havendo assim maior integração e sinergia entre as tripulações médicas que comporão as equipes do GRPAe.

Em síntese, o treinamento é composto por instruções teóricas de Medicina Aerospacial, Fisiologia de Voo, Noções de Aeronáutica, Técnica e Prática Operacional (SOP`s), CRM e Segurança de Voo. Além das instruções teóricas, grande parte da carga horária é destinada aos treinamentos práticos em Fraseologia Padrão, Ambientação à Aeronave AS-350 e Ambientação à Altura, todas estas realizadas na BRPAe situada no município de Sorocaba, inclusive com a utilização da nova plataforma de treinamento do GRPAe.

A última fase do treinamento envolve a aplicação prática em exercícios de Operações Embarcadas, incluindo o embarque e desembarque à baixa altura, infiltração em cena de acidente com rapel, aproximação para área restrita e pouso em local não homologado/registrado, além de um exercício final simulado englobando todo o “ciclo” de atendimento.

Finda as etapas descritas, o médico de voo ainda passa por um estágio de voos avaliados, estando o avaliando sob a supervisão de enfermeiros e médicos selecionados pela Seção de Saúde do GRPAe. Somente após tal aprovação os médicos poderão assumir as funções a bordo das aeronaves do resgate aeromédico.

Conheça um pouco mais da Segurança de Voo em Operações de Resgate Aeromédico do GRPAe/SP.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários