Pará – Na quarta-feira (07), o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou Encontro de Segurança Operacional para 60 participantes, entre pilotos, tripulantes operacionais e mecânicos da Unidade Aérea Pública (UAP).
O principal objetivo do encontro foi elevar a consciência situacional dos profissionais da UAP em relação à segurança operacional. Na aviação, a capacitação contínua é a base para evitar situações adversas antes, durante e após o voo.
O palestrante, Coronel Eduardo Alexandre Beni, veterano da Polícia Militar de São Paulo, é especialista em aviação de segurança pública, escolhido por toda experiência na área e também como docente de direito aeronáutico, com diversos trabalhos publicados.
Entre os temas abordados estavam a Segurança de Voo nas Operações Aéreas de Segurança Pública, Segurança no Transporte de Dignitários, Segurança nas Operações Policiais, Responsabilidades das Tripulações e estudos de casos.
Com 23 anos de voos pelo comando aéreo de São Paulo, o militar cita a importância do tema. “É gratificante poder conversar com todos os profissionais do Graesp sobre uma temática importante, especialmente para aqueles que fazem parte da aviação de segurança pública. Iniciativa muito boa do Graesp em discutir esse tema imprescindível para aviação e para as operações aéreas”, citou o palestrante.
Para o organizador do encontro, tenente coronel Souza Júnior, é sempre importante manter elevado o nível de segurança operacional do Grupamento, uma vez que o mesmo desenvolve inúmeras missões por todo o Estado diariamente. “Quando fazemos esse tipo de reunião operacional acabamos por despertar a consciência situacional dos agentes, tirando-os daquela zona de conforto que acaba sendo perigosa para o voo. Quando você não tem a continuidade desse tipo de formação, muita das vezes o nível de alerta acaba entrando em declínio. Quando promovemos um encontro de segurança como esse, aumenta-se a segurança em potencial nos voos”, explicou.
Prestigiando o evento, o diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves, frisou a importância dessas qualificações. “Estamos cada vez mais fomentando o interesse pela segurança de voo, mostrando como mitigar situações que surgem durante as nossas operações e que podem convergir para um acidente. Então a finalidade desse treinamento é afastar o acidente das nossas operações”, disse.
Grupamento Aéreo
Criado em 2004, o Graesp fortalece a Segurança Pública no Pará, sendo estratégico em ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e em resgate e transporte de pessoas, nas mais variadas condições.
A UAP mobiliza um efetivo com mais de 110 profissionais, entre pilotos, mecânicos, apoio de solo e administrativo, cedidos por órgãos de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar).