Paraíba – Na tarde de quarta-feira (10), uma paciente de 68 anos, que sofreu um infarto agudo do miocárdio, foi transferida no helicóptero Acauã do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da cidade de Araruna, para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, referência em cardiologia e coordenador do programa Coração Paraibano.
A paciente foi acompanhada durante o voo pelo médico Elinaldo Leite. Ao chegar no Hospital Metropolitano, a paciente foi atendida pelo médico cardiologista Rodolfo Figueiredo, que solicitou exames de ecocardiografia transtorácica, raio-X do tórax, e outros exames necessários para o tratamento da idosa, que segue internada em estado estável, consciente e orientada.
O protocolo do atendimento do programa Coração Paraibano direciona os pacientes que sofreram um infarto a um hospital mais próximo para realizar a trombólise. A regulação é feita pela Central Estadual de Regulação, que é a gestora dos leitos de cardiologia da Paraíba. O paciente também poderá ser regulado para uma unidade coronariana para realizar o cateterismo de urgência e terá prioridade zero nas regulações.