- Anúncio -

Estados Unidos – No dia 12 de abril, a Companhia C da Guarda Nacional da Virgínia Ocidental, 2-104º Batalhão de Aviação de Apoio Geral, Companhia de Evacuação Aeromédica, recebeu seu primeiro de seis novos helicópteros Black Hawk modelo HH-60M “Mike”.

Construído pela Sikorsky Aircraft para o Exército dos EUA, o HH-60M suporta serviços aéreos de evacuação médica e de transporte de pacientes ambulatoriais, como a evacuação de militares feridos do campo de batalha em condições climáticas adversas, de dia ou de noite.

“O modelo Mike é um salto tecnológico de 30 anos com várias melhorias nos projetos Black Hawk existentes”, disse o tenente-coronel Harold Nicely, oficial de aviação do estado.

Os novos recursos mais importantes do HH-60M estão dentro da aeronave. O interior atualizado inclui um kit aeromédico (medical evacuation mission equipment package – MEP) e um sistema integrado de gerenciamento de saúde (Integrated Vehicle Health Management System – IVHMS), tornando o helicóptero uma ambulância aérea verdadeiramente dedicada. O helicóptero tem capacidade de geração de oxigênio e um interior reconfigurável com macas para transportar seis pacientes e tripulantes e médicos de voo.

Guarda Nacional da Virgínia Ocidental recebeu o primeiro Black Hawk HH-60M para evacuação aeromédica

Embora a missão principal do HH-60M seja a evacuação aeromédica, ele também pode transportar pessoal e carga e realizar missões de busca e salvamento, reabastecimento, reconhecimento aéreo e supressão de incêndios florestais. O HH-60M é tripulado por um piloto, co-piloto, chefe de tripulação e médico de voo. Pode acomodar até 11 militares.

“A nova aeronave tem um cockpit totalmente digitalizado, com quatro visores multifuncionais para aumentar a consciência situacional. Também é equipado com computador de controle de voo digital duplo, mapa móvel, escopo de tempestade e sistemas de rádio e um sistema de navegação GPS/inercial. Todos esses recursos ajudam a tornar o modelo Mike a plataforma de helicóptero de ambulância aérea militar mais avançada em serviço”, complementou.

O HH-60M possui dois motores T700-GE-701E equipados com Full Authority Digital Engine Control (FADEC) que aumentam a potência, a velocidade de cruzeiro, a razão de subida, a capacidade de elevação e o alcance. Também é equipado com uma caixa de engrenagens de durabilidade aprimorada e pás de rotor compostas recém-projetadas.

O Black Hawk vem com um radar infravermelho de visão frontal (FLIR) atualizado e um guincho elétrico que o torna mais adequado do que os atuais helicópteros UH-60L “Lima” para missões de evacuação médica, busca e salvamento e resgate rápido em água.

O helicóptero pode voar a uma velocidade de 140,7 quilômetros por hora com um alcance de 275,2 milhas náuticas. Este alcance pode ser aumentado montando um sistema de combustível externo de 400 galões.

“A nova estrutura do HH-60M aumenta nossa capacidade de apoiar missões de resposta a emergências em West Virginia, no resto do país e durante implantações no exterior”, disse o major Ryan Wolfe, comandante da Companhia C, 2-104th GASB. “Esta é a melhor aeronave que o Exército dos EUA oferece e aumenta tremendamente nossa capacidade de tratar pacientes e voar com segurança até mesmo nos ambientes mais adversos”.

A unidade deve receber todos os seis novos helicópteros no próximo ano. Os pilotos devem fazer um curso de seis semanas para se certificarem na nova aeronave.

- Anúncio -