Santa Catarina – A ajuda humanitária que oferece suporte e assistência aos cidadãos atingidos pelas chuvas na região do Alto Vale do Itajaí conta com equipes, embarcações e viaturas do Corpo de Bombeiros, do SAMU e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do CBMSC, do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina (BAPM) e do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) do Paraná.
Com o acesso por terra prejudicado, o único meio de se chegar aos hospitais é por via aérea. Desde o dia 03 de outubro, já são 877 ocorrências atendidas, sendo 327 delas registradas no Alto Vale do Itajaí somente no domingo (08) e segunda-feira (09). A cidade de Taió é a que apresentou maior demanda até o momento.
Nesta segunda-feira (09), o helicóptero Patrulha 04 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prestou seus primeiros atendimentos em Rio do Sul. O helicóptero foi a Trombudo Central, embarcar uma mulher de 21 anos, próxima de completar nove meses de gestação de gêmeos.
Ela foi levada até o Hospital Regional de Rio do Sul, onde será feito o parto. Em seguida, a equipe da PRF foi ao Hospital Bom Jesus, em Ituporanga, embarcar um homem cadeirante, de 27 anos, para realizar hemodiálise emergencial em Rio do Sul.
Outra gestante precisou de ajuda e uma equipe do Arcanjo 01 do Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC realizou seu transporte. A mulher de 26 anos e 38 semanas de gestação, apresentava hipertensão, pré-eclâmpsia e estava em trabalho de parto. Ela foi transportada de helicóptero, do município de Rio do Campo para o Hospital Regional de Rio do Sul.
Enquanto isso, equipe do Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros realizava sobrevoo na cidade de Taió, avaliando os impactos das enchentes na região. A Barragem de Taió chegou à capacidade máxima e começam a verter, deixando casas em baixo d´água.
No mesmo dia, uma equipe da 5ª Cia do BAPM resgatou duas pessoas presas na correnteza. O resgate ocorreu no bairro Pamplona e contou com o auxílio da guarnição de radiopatrulha e do Águia 04 da PMSC.
Na terça-feira (10), equipes do SAMU e do Águia 04 transportaram oito pacientes que necessitavam de hemodiálise. O transporte foi realizado com dois pacientes por vez em helicóptero, partindo de Pouso Redondo com destino a Rio do Sul. Essas operações foram essenciais devido às estradas bloqueadas pelas enchentes e deslizamentos de terra.