Implantação do escritório de gerenciamento de projetos nas OASP

- Anúncio -

Cap PM Marcus Vinícius BARACHO de Sousa
Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PMESP

Quantas ideias viram projetos em uma OASP? Quantos projetos chegam a virar realidade em uma OASP? Quantas realidades se apresentam às OASP, sem sequer terem sido fruto de um projeto?

Considerando essas perguntas, apresento uma ferramenta que vai apoiar as Organizações Aéreas de Segurança Pública na gestão de ideias, projetos e resultados, com foco nas estratégias organizacionais. Trata-se do Escritório de Gerenciamento de Projetos, também conhecido como Escritório de Projetos (EP) ou PMO (Project Management Office).

pmoAcontece, invariavelmente, que opiniões sejam apresentadas aos Gestores das OASP, tais sugestões podem, em primeira análise, serem consideradas como boas propostas e de fácil realização. É no decorrer do tempo e quando se vai colocar em prática, que vem a percepção da inviabilidade em concretizar o que era pretendido.

Propostas aplicadas sem uma análise prévia acabam consumindo tempo, dinheiro, expectativas e imagem, o que explica o insucesso que alguns gestores experimentam ao longo da carreira. Ainda que a grande ideia apresentada se materialize, a falta de sustentabilidade a fragiliza, decorrente da ausência de percepção do ambiente em que a OASP está integrada.

O Escritório de Gerenciamento de Projetos vem para atuar sobre essas questões, conduzindo o alinhamento de objetivos dos projetos em relação às estratégias. Vai estabelecer, também, padrões para a apresentação de propostas, começando pela exigência de um Estudo de Viabilidade do projeto que se pretende desenvolver, para apurar as possibilidades de sua execução com sucesso.

No estudo de viabilidade, que antecede o projeto, o interessado irá apresentar argumentos que sustentem, junto ao Gestor, a necessidade e oportunidade de implantação da ideia, considerando riscos, custos, efetivo empregado, sustentabilidade, benefícios para a OASP e a sociedade, entre outros aspectos de impacto.

O Escritório de Gerenciamento de Projetos passa a ser um setor estratégico da OASP, devendo agregar pessoal especializado no assunto, pois, vai administrar os projetos de grande valor para a Instituição, utilizando métodos de gerenciamento e Tecnologia, para avalizar seu desenvolvimento e finalização, dentro do escopo, tempo e custo previstos.

Bons voos, com boa gestão!

- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

  1. Economia, tempo, planejamento, credibilidade e principalmente Sustentabilidade são alguns dos tópicos envolvidos nesse assunto. As OASP do futuro não substituirão sem essa ferramenta.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários

comentários