Major do CBM/AL comanda ações aéreas de combate à violência em Alagoas

Missão do oficial é coordenar a ação de cinco aeronaves que estão em operações em Maceió e Arapiraca

O major Ricardo Cruz, de 40 anos, que integra os quadros do Corpo de Bombeiro de Alagoas há 18 anos, foi o homem escolhido pelo governador Teotonio Vilela Filho para comandar o policiamento aéreo durante as ações do programa Brasil mais Seguro – Alagoas. É do oficial a missão de coordenar a ação de cinco aeronaves que estão sendo usadas em operações em Maceió e Arapiraca.

Ricardo Cruz assume a missão de dar apoio aéreo às ações de combate à violência com a experiência de vários cursos, entre eles o de piloto policial, feito na Polícia Militar de São Paulo, e o de Comando de Operações Aéreas, em Santa Catarina.

“Também temos cursos de piloto comercial e de instrutor de voo. Foi toda uma preparação feita para que estamos prontos quando houvesse o chamado para ajudar quando o Estado precisasse de um apoio aéreo na luta contra o crime”, frisou o major Cruz, que já atua em operações aéreas no Estado desde 2002.

Segundo ele, com a implantação do programa Brasil mais Seguro – Alagoas conta com cinco aeronaves que dão apoio em operações e fazem o patrulhamento aéreo de Maceió e Arapiraca. “Em breve, estaremos também com um patrulhamento noturno, o que deve ajudar muito no trabalho que é feito pelas equipes em terra”, explicou.

Ricardo Cruz explicou que são quatro helicópteros em Maceió, patrulhando da Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio, e um em Arapiraca. “As aeronaves têm uma grande eficiência, tanto pela rapidez, quanto pelo grande poder de visibilidade por parte dos policiais, que ficam em contato com as patrulhas em terra”, ressaltou o comandante.

Fonte: Agência Alagoas

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao MAJ CBMAL Ricardo Cruz, Coordenador Geral das Operações Aéreas desencadeadas pela SENASP no Estado de Alagoas.

    Com a expertise de quem comandou as operações aéreas de resgate e salvamento durante as enchentes que assolaram o Estado de Alagoas em 2010, o nome do MAJ CBMAL Ricardo Cruz foi prontamente indicado pela Assessoria Especial de Aviação de Segurança Pública do DEPRO/SENASP para ser o Coordenador Geral em Alagoas, recebendo assessoria diária e constante da SENASP.

    Boa sorte, amigo Cruz! Competência e profissionalismo nós já sabemos que você tem de sobra!

    Forte abraço.

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    SENASP – Aviação

  2. Grande Cruz,
    Parabéns pelo comando. Eu o conheço muito bem para poder dizer que acertaram em colocá-lo com esta missão. Sucesso e não esqueça dos amigos que tem em Santa Catarina.

    Alessandro J. Machado
    Cap PM cmt acft BAPM SC

  3. Me recordo das conversas com o Maj Cruz quando fizemos o curso de INVH aqui em Minas! Oficial com idéias empreendedoras, que com certeza fará a diferença no Estado de Alagoas! Parabéns comando! Sucesso com a missão!!! Forte abraço!!

    Cap Farley
    BOA/MG

  4. Gostaria de agradecer aos comentários de todos e dizer da importancia do momento que estamos vivendo na aviação de segurança pública. A SENASP, através do DEPRO, está conseguindo colocar em prática um projeto piloto de mobilização de aeronaves que através de uma cooperação entre os Estados da Federação está conseguindo atender a um pedido de socorro de um ente federativo. Alagoas tem indices de mortes por crimes violentos, letais e intencionais(CVLI) altíssimos. As instituições tem trabalhado muito para baixar esses números e após 15 dias do Plano Brasil Mais Seguro – Alagoas, ja vimos alguns resultados, que prefiro que as instituições sociais e imprença divulgem no momento certo. Agradeço o empenho de todos os envolvidos e aqueles que acreditam em um mundo melhor com paz e justiça social.
    Aos integrantes da AVSEG conclamo para a participação nesse processo histórico que vivemos ao tempo que somos eternamente gratos.
    Saudações
    Ricardo Cruz – Maj BM
    “Voar para Salvar”

  5. Parabéns meu amigo, ficamos orgulhosos do grande profissional q vc é, mais uma missão e a certeza q vc vai arrazar..Nosso lindinho JP vai ter muito orgulho de vc…Bjss!!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

treze − seis =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários