Chile – Com uma vasta costa litorânea, a Marinha do Chile realiza uma variedade de missões para garantir a proteção de sua população, como missões de busca e salvamento marítimo, patrulhamento na orla, resgates e salvaguarda dos bens nacionais, que inclui o aprovisionamento das equipes nas Ilhas de Páscoa, San Félix, Arquipélago Juan Fernández e da campanha antártica chilena.
O Esquadrão de helicópteros de emprego geral HU-1 da Marinha é responsável por essas operações e em dezembro de 2020, receberam o primeiro dos cinco helicópteros Airbus H125 (projeto “Gaviota”), com o objetivo de modernização da frota. No ano passado, eles receberam mais dois helicópteros, realizando suas primeiras missões na temporada de verão 2021/2022, um marco para a aviação naval chilena.
“Durante a temporada de verão, voamos 260 horas com os H125, realizando 18 resgates nesse período, principalmente nas praias de La Serena, San Antonio e Valparaíso. Também realizamos patrulhas preventivas, que foram fundamentais para a proteção da vida humana”, disse o comandante do HU-1 Esquadrão, Comandante Ignacio Gamboa Muñoz.
“O H-125 têm uma grande capacidade operacional, o que facilita nosso trabalho no litoral, permitindo a prevenção de banhistas que se colocam em risco. Em todos os resgates tivemos a vantagem de ter um helicóptero 30% mais rápido, comparado ao que tínhamos antes. Além disso podemos realizar missões de evacuação aeromédica que antes não eram possíveis”, complementou Gamboa.