- Anúncio -

Espírito Santo – Desde o início da madrugada de sábado (23), equipes do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER) da Casa Militar participam de força tarefa ao lado do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). As equipes realizaram operações de salvamento, entrega de mantimentos e localização de vítimas das fortes chuvas que atingiram municípios da região sul capixaba no último final de semana.

Entre os dias 23 e 26 de março, os dois helicópteros “Harpia” do NOTAER passaram o final de semana no aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim. Resgataram 41 pessoas e transportaram outras 15. Voaram mais de 30 horas em auxílio à população. Também levaram 44 bombeiros militares e 4 cães para locais de difícil acesso. Quatro cadáveres foram transportados pelas aeronaves.

Equipe do Notaer procurando por vítimas que precisavam de resgate no Sul do ES — Foto: Divulgação/Notaer-ES
Equipe do Notaer procurando por vítimas que precisavam de resgate no Sul do ES — Foto: Divulgação/Notaer-ES.

Além do trabalho de resgate e salvamento de vítimas, o Governo atua no suporte às Prefeituras na recuperação da infraestrutura e na coordenação e envio de donativos para as pessoas afetadas. O Governo reativou o programa ES Solidário com objetivo de organizar a logística de recebimento e entrega das doações para a população dos 13 municípios mais atingidos pela enxurrada.

O programa atua em situações de urgência e emergência no Espírito Santo. Até o momento, 30 mil kits de donativos (cestas básicas, kits limpeza e higiene pessoal, colchões, cobertores, ração animal, fraldas, absorventes, entre outros itens) e quase 140 mil litros de água já foram distribuídos.

Nesta quinta-feira (28), foram entregues mais 5.000 colchões, 3.000 kits limpeza e 3.000 kits higiene, além de 6,2 toneladas de ração e mais 1.500 pacotes de fraldas e absorventes, além de seis caminhões com itens diversos recebidos pelo ES Solidário.

Na Saúde, também foi montada uma força-tarefa especial de atendimento in loco, visando o restabelecimento de serviços essenciais e a ampliação dos pontos de atendimentos básicos (provisórios e volantes) e da organização dos abrigos e do fluxo de doação de medicamentos e insumos.

- Anúncio -