Inglaterra – A operadora de ambulância aérea de Yorkshire, Inglaterra (YAA), anunciou a chegada de seu novíssimo helicóptero Airbus H145 D3 de cinco pás (G-YAAA), que começa a operar no final de março.
Os dois helicópteros atuais (G-YAAC e G-YOAA), que entraram em serviço em 2016, serão substituídos até o junho de 2023, quando chegará o segundo helicóptero (G-YORX) H145 de D3. Além de aumentar em 150 kg a carga útil, o sistema de rotor principal com cinco pás ajudará a reduzir significativamente as vibrações, o que melhorará consideravelmente a qualidade do transporte dos pacientes e da tripulação.
A nova aeronave possui farol de busca Trakka e câmeras que permitem ao piloto ver atrás e abaixo da aeronave, tornando as decolagens e pousos mais seguros. Com as câmeras, a tripulação poderá embarcar pacientes no helicóptero com os rotores ainda girando, permitindo um processo mais rápido e eficiente.
Com Wi-Fi a bordo, os registros dos pacientes serão atualizados durante o voo. Os dados serão enviados com antecedência ao hospital de destino, permitindo que médicos e enfermeiros façam a avaliação do paciente antes de sua chegada.
As equipes de saúde da YAA estão entusiasmadas com o novo sistema de maca com rodas, pois tornará o embarque e desembarque dos pacientes um processo muito mais fácil. A estrutura da maca ficará com a maior parte do peso do paciente, em oposição ao levantamento manual que a tripulação está atualmente acostumada.
Segundo a Yorkshire Air Ambulance, que recebe doações para manter sua operação, custa £19.000 por dia manter e operar seus dois helicópteros Airbus H145, que operam a partir de duas bases, uma em Wakefield (Nostell) e outra na RAF Topcliffe. Mais de 8.500 pessoas em Yorkshire foram atendidas pelo serviço de ambulância aérea nos últimos 23 anos.