Brasília – A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF) entregou na quinta-feira (1º), a medalha “Mérito Aviação da Segurança Pública e da Paz Social” para 62 profissionais considerados pioneiros do Serviço Aéreo Operacional no Distrito Federal. Seis medalhas foram entregues in memorian.
Os agraciados são pilotos, tripulantes, mecânicos e servidores administrativos de oito instituições públicas do DF e de órgãos federais. A solenidade aconteceu no auditório do Memorial JK, em Brasília.
O secretário de Segurança Pública e da Paz Social, Cristiano Sampaio, o vice-governador do DF, Renato Santana e o chefe da Casa Militar do governo de Brasília, coronel Márcio Pereira, participaram da solenidade. “É uma alegria imensa participar de um momento tão importante para a aviação operacional”, disse o secretário.
Também estiveram presentes os chefes das forças de segurança do Distrito Federal – os comandantes da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes, e do Corpo de Bombeiros Militar, Luiz Cláudio Barbosa e Castro, o diretores-gerais da Polícia Civil, Eric Seba, e do Departamento de Trânsito, Silvain Fonseca.
A comenda foi criada por força do Decreto Nº 38.668, em dezembro de 2017, pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. De acordo com o coordenador da Subsecretaria de Valorização Profissional (Sevap) da SSP/DF, tenente-coronel Humberto Gomes da Costa Júnior, a iniciativa é uma forma de reconhecer e valorizar os profissionais que se dedicaram de forma integrada no início da atividade aérea na capital da república.
“Em agosto de 1986, foi criada uma seção de helicóptero que contava com apenas uma aeronave cedida por meio de comodato pelo Banco do Brasil. Então, os profissionais de várias forças de segurança se revezavam para atender as ocorrências como busca e salvamento, combate a incêndios e policiamento das cidades”, detalhou o coordenador da Sevap.
Quase dez anos após a primeira etapa desse serviço, as instituições que compõe a Segurança Pública do Distrito Federal passaram a operar de forma separada e com suas respectivas aeronaves. “Esse período foi decisivo para o reconhecimento da atividade aérea no DF a para sua efetiva implementação junto às instituições de segurança pública”, acrescentou o tenente-coronel Humberto Júnior.
Os servidores que receberam a medalha são das Polícias Civil e Militar do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil.
Ascom SSP/DF.