- Anúncio -

São Paulo – A Polícia Militar de São Paulo localizou na manhã desta sexta-feira (12) o helicóptero Robinson R44, matrícula PR-HDB, que estava desaparecido desde 31 de dezembro. A aeronave foi encontrada no 12º dia de buscas pela equipe do Comando de Aviação da PM a bordo do Águia 24, em Paraibuna, em uma área de mata fechada.

Após localizar a aeronave, policiais militares a bordo de outro helicóptero, o Águia 12, conseguiram descer por meio do guincho elétrico para chegar até os destroços. Infelizmente, não houve sobreviventes. “Estão todos mortos. A gente queria dar uma notícia diferente, mas, infelizmente, não foi possível. Os quatro ocupantes estão nos destroços da aeronave”, disse o coronel Ronaldo Barreto de Oliveira, comandante da Aviação da PM.

As vítimas serão levadas para o IML, que fará os exames necroscópicos para determinar a causa das mortes.

Estratégia das buscas

O helicóptero desapareceu em 31 de dezembro, após deixar a capital com destino a Ilhabela, no litoral norte. Desde então as polícias Militar e Civil auxiliaram a Força Aérea Brasileira nas buscas.

Após mais de 130 horas de voo (68 horas de voo realizadas pela PM e 62 horas realizadas pela PC), em uma área de milhares de quilômetros quadrados que cobriu os municípios de Paraibuna, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Serra do mar de Caraguatatuba e São Luiz do Paraitinga, o Comando de Aviação da PM e a Polícia Civil se reuniram ontem para traçar um novo plano de buscas.

Com base na triangulação do sinal de antenas de celulares (Estação Rádio Base – ERB), foi definido uma nova abordagem. Ao invés de realizarem voos mais rápidos, para cobrir uma área maior, foi acertado que as equipes fariam voos em velocidade e altura menores, em uma área delimitada pela inteligência da Polícia Civil.

A região foi separada por quadrantes e, na manhã desta sexta, quando os policiais militares sobrevoaram as primeiras regiões, encontraram os destroços na mata. Oficiais da Força Aérea Brasileira e técnicos do SERIPA IV, órgão responsável por fazer a investigação do acidente, também foram ao local da queda. A retirado dos destroços é de responsabilidade do proprietário ou operador da aeronave.

Coletiva de imprensa PM e PC:

- Anúncio -