Polícia Federal cede avião ao DF para transporte de órgãos para transplante

A Polícia Federal vai ceder ao governo do Distrito Federal um avião para transportar órgãos que serão utilizados para transplantes. A aeronave deve estar disponível em 30 dias, segundo previsão do GDF.

Durante o mês de junho, o veículo vai passar por adaptações, que incluem a retirada de cadeiras e a instalação de equipamentos, para permitir a entrada de macas e o transporte seguro dos órgãos.

O avião é um modelo King Air Turbo-Hélice, bimotor pressurizado. A aeronave foi vistoriada nesta sexta-feira (31/5), em um hangar do Aeroporto Juscelino Kubitschek, pelo governador Agnelo Queiroz. A Secretaria de Segurança, com a Casa Militar, ficarão responsáveis pela parte operacional da aeronave. Servidores do Samu acompanharão o transporte.

O Distrito Federal é a unidade federativa que lidera a captação de órgãos no país, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. De acordo com os dados mais recentes, relativos ao primeiro trimestre de 2013, a capital tem 28 doadores por cada grupo de 1 milhão de habitantes. Em segundo lugar está Santa Catarina, com 21,1 doadores por 1 milhão de habitantes, seguido pelo Ceará, com 20,4 doadores por 1 milhão de habitantes.

O DF também é a unidade com maior número de transplantes de coração. Foram seis cirurgias entre janeiro e março de 2013. Neste ano, já foram realizados 19 transplantes de fígado e 65 cirurgias de córnea, o que, segundo o governo, zerou a fila de pacientes em espera pelo procedimento.

Fonte: G1

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

um × quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários