Bahia – A Major PM Maíra Galindo, piloto de helicóptero do Grupamento Aéreo (GRAER), tornou-se a primeira mulher paraquedista formada pela Polícia Militar da Bahia. O objetivo foi alcançado após a conclusão do Curso de Operações Paraquedista (COPQD), que habilita o policial militar a realizar o salto.
O COPQD é realizado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), com o apoio das aeronaves do Grupamento Aéreo (GRAER). Presente nas tropas de elite do mundo, o paraquedismo é uma atividade especializada que pode ser utilizada em demonstrações, infiltrações de tropa ou de precursores, lançamento de equipes de operações especiais, transporte de material com o salto tandem, ou outras ações que exijam pronta resposta da Polícia Militar da Bahia.
A oficial recebeu seu brevê das mãos do Cel PM Coutinho, Comandante-Geral da PMBA, que também é paraquedista. A ato foi acompanhado pelo Cel PM Muniz, Comandante do CPE, Ten Cel PM Wolney, Comandante do GRAER, Maj PM Boaventura, Comandante do BOPE, todos paraquedistas; e pelo Ten Cel PM Wildon, Comandante do BPChq.