- Anúncio -

São Sebastião – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disponibilizou um helicóptero AW119 Koala para dar suporte aos trabalhos de salvamento das vítimas das fortes chuvas que atingiram o município. No final de 2022, a PRF inaugurou o Núcleo de Operações Aéreas em Atibaia.

A solicitação do transporte aéreo foi realizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e pela Defesa Civil Nacional. A iniciativa tem como principal intuito auxiliar nas ações humanitárias através do deslocamento de suprimentos e remoção de pessoas em áreas de risco.

Os dois primeiros dias de trabalhos foram direcionados a essas ações, incluindo voos dedicados ao levantamento diário de mapeamento das áreas afetadas com profissionais da Defesa Civil e autoridades.

Polícia Rodoviária Federal disponibiliza helicóptero AW119 para atendimentos médicos em São Sebastião, SP. Foto: André Santos | DEPCOM | PMSS

“A aeronave é multimissão e conseguimos transformar ela em uma UTI aérea, em apenas dez minutos. Estamos à disposição da Secretaria de Saúde de São Sebastião em caso de qualquer necessidade de socorro de pessoas que estão nas áreas mais afastadas e de difícil acesso para chegarem mais rápido a um hospital de referência”, explicou o comandante Serafim, coordenador do Núcleo de Operações Aéreas da PRF, Base Atibaia.

Alguns especialistas da Secretaria Municipal de Saúde conheceram a aeronave e participaram de um treinamento para terem noções básicas de segurança para embarque e desembarque na acomodação de vítimas dentro da aeronave. A missão da PRF na cidade está prevista para seguir até o dia 10 de março.

“Foi muito útil para as equipes de médicos e enfermeiros de São Sebastião receber essas orientações e passarem por este treinamento prático sobre segurança de voo. Essa ação implica no deslocamento e aproximação das equipes, assim como nos cuidados com o paciente dentro da aeronave. Esta instrução é de suma importância, pois em um momento de crise teremos que ter respostas imediatas e eficazes. E nessas condições a segurança de cena e do paciente é fundamental para o êxito da missão”, completou a coordenadora geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Litoral Norte, Mara Abreu.

- Anúncio -