Ceará – No dia 14 de dezembro a cidade de Crateús recebeu a quinta base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER). Além de auxiliar no trabalho de policiamento, as equipes levarão assistência médica à população por meio do resgate aeromédico.

O investimento na compra de equipamentos foi de quase R$ 2 milhões e atenderá 13 municípios do Sertão dos Crateús, além das cidades de Quiterianopólis, Tauá, Parambu e Croatá.  Sua estrutura conta com base operacional, área de hangaragem e manutenção. A base vai contar, diariamente, com o trabalho de 12 a 15 profissionais, envolvendo pilotos, mecânicos e socorristas.

“A gente veio para dar esse apoio à população e aos demais municípios que estejam na abrangência dessa nossa nova base. A nossa pretensão é diminuirmos o tempo resposta para, no máximo, 30 minutos até o sinistro que esteja mais distante da base”, informou o tenente coronel Fernando Oliveira, que vai comandar a CIOPAER de Crateús.

Crateús e região serão atendidas pelas equipes aeromédicas e policiais da CIOPAER do Ceará. Foto: Gov. do Ceará.

De início, a unidade contará com um helicóptero e, depois, receberá o reforço de mais uma aeronave. Atualmente, a CIOPAER possui nove helicópteros (um EC130 B4, dois AS350B2 esquilo, três Airbus EC135 e três EC145) e um avião modelo Cessna 210.

Ao todo, são 153 profissionais divididos entre as cinco bases, realizando o patrulhamento ostensivo, além das missões aeromédicas, por meio de uma atuação integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Ceará.

Nos 11 primeiros meses de 2021, a coordenadoria totalizou 2.055 horas de voo, que resultaram em 435 missões policiais e 159 transportes aeromédicos. Todas as missões foram realizadas pelas quatro bases da CIOPAER sediadas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.

Crateús e região serão atendidas pelas equipes aeromédicas e policiais da CIOPAER do Ceará. Foto: Gov. do Ceará.

Escreva um comentário

4 × 2 =

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários