Rio Grande do Sul – Na última segunda-feira (12), equipe do SAMU Regional de Caxias do Sul participou de uma operação de transporte aeromédico de uma paciente de 60 anos, que estava em Pelotas e necessitava de um deslocamento com urgência para o Hospital Geral, em Caxias do Sul.
A equipe do SAMU contou com a participação do médico Thyago Coser, e do enfermeiro Gian Tamara Corrêa. “Nós fomos por terra até a base da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Porto Alegre, e de lá de helicóptero até Pelotas, onde seguimos viagem com a paciente até Caxias, num deslocamento que teve duração de 23 minutos. Havia uma equipe terrestre nos esperando para levar a paciente ao Hospital Geral”, explicou Thyago Coser.
A expertise em atendimentos dessa natureza foi adquirida através de um curso de capacitação em resgate aeromédico que o SAMU fez em São Paulo no final do último ano. Na ocasião foi realizado um curso na capital paulista sobre os procedimentos adequados de resgate para pacientes via aérea.
“A ideia é fazer cada vez mais essas missões, encurtando o tempo de deslocamento, ganhando agilidade e tempo. A ideia, é fazer o resgate de pacientes que precisam de atendimento e correm risco de morte após sofrerem algum tipo de acidente. O helicóptero agiliza bastante o processo, levando a equipe e UTI até a cena de forma ágil”, complementou Thyago Coser.
Está em estudo a implantação do serviço aeromédico na região, mediante parceria entre o SAMU Regional de Caxias do Sul, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e a Brigada Militar.
“A utilização do helicóptero permite que o transporte seja realizado com rapidez e eficiência, oferecendo uma melhor assistência ao paciente grave. Além disso, esse tipo de serviço proporciona ao paciente um tratamento adequado e definitivo, minimizando tempo de internação e possíveis sequelas futuras”, complementou a médica Carol Cunha Lima, Coordenadora do SAMU Regional de Caxias do Sul.