- Anúncio -

Acre – Nesta segunda-feira (14), o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) deu início ao Programa de Treinamento Operacional, que tem duas semanas de duração. É exigido por legislação que os profissionais das unidades aéreas sejam capacitados para que as funções exercidas por eles sejam sempre de excelência.

“Nossos profissionais serão submetidos primeiramente a uma parte teórica. Haverá estudo da legislação da função, da segurança de voo, que é muito importante no meio aeronáutico. Na aula prática será feito o treinamento específico da função, como salvamento aéreo, rapel em aeronave embarcada, treinamento em armamento e tiro, e segurança em pouso de locais não homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, ressalta o major Samir Freitas, coordenador do CIOPAER.

A capacitação é fundamental para melhorar as habilidades dos profissionais da instituição. Foto: Neto Lucena/Secom.

O programa faz parte do plano da instituição, que tem como objetivo capacitar e melhorar a atuação técnica e tática desses profissionais, que são valiosos para a segurança pública, por fazerem um serviço de vigilância, resgates, entre outros. Por isso, é necessário estarem sempre preparados para operar nas aeronaves.

O 1º tenente Roger Santos, responsável pelo Núcleo de Instrução do CIOPAER ressaltou a importância de manter os especialistas capacitados para qualquer tipo de operação: “Esse treinamento é fundamental na aviação, pois não há espaço para erros. É exigido dos nossos tripulantes essa proficiência na execução das missões, que têm natureza diversa: vão desde ações de resgate até o comando e controle de proteção ambiental. Por isso, precisamos de treinamento e atenção constantes”, destacou.

Na aula inaugural, esteve presente o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (SEJUSP), Paulo Cézar Rocha dos Santos, que destacou a importância da atuação do CIOPAER no estado. “Nós vamos alavancar a segurança pública. Temos os recursos e as condições necessárias para levar essa instituição a uma condição de excelência. O CIOPAER é muito necessário e, até pelo ambiente em que vivemos, é importante haver esse esforço para melhorar ainda mais essa atuação”, concluiu.

- Anúncio -