Santa Catarina – Na quarta-feira (20), policiais civis do SAER e profissionais de saúde do SARASUL, realizaram 11 horas ininterruptas de atendimentos aeromédicos. O primeiro atendimento aconteceu logo cedo, quando o helicóptero da Polícia Civil foi acionado pela central de regulação do SAMU para transferir um paciente masculino de 17 anos com quadro de TCE Grave, vítima de atropelamento na cidade de Sombrio.
Após estabilizado, o paciente foi transportado para o Hospital São José, em Criciúma, referência em trauma. Na sequência, a equipe aeromédica realizou a transferência de um paciente de 59 anos com quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC), internado no hospital de Imaruí, para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão.
Logo após, foram mais uma vez acionados, desta vez pela Central Estadual de Transferências Inter-Hospitalares (CERINTER). Realizaram a transferência de uma criança de 2 anos com quadro de insuficiência renal aguda, da UTI pediátrica do HNSC Tubarão para o Hospital Infantil de Joinville, para tratamento emergencial de dialise.
No final da tarde a equipe decolou para o quarto atentimento do dia. Em Garopaba, um homem de 60 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória (PCR).
Foi realizado atendimento avançado pela equipe aeromédica, SAMU e bombeiros militares, no entanto, mesmo após o esforço de todos, o paciente evoluiu para óbito.