- Anúncio -

Rondônia – A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (SEMUSA), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nesta sexta-feira (15), a abertura do V Curso de Transporte Aeromédico (CTRAERO), que é coordenado pelo Médico Marcos Berti.

O objetivo do curso é capacitar profissionais de saúde no atendimento e no transporte aeromédico de pacientes. A capacitação é direcionada a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e profissionais que integram a equipe do SAMU.

A solenidade de abertura foi realizada na Faculdade São Lucas e reuniu mais de 50 participantes, entre profissionais da saúde, representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Sociedade Brasileira de Medicina Aerospacial (SBMA), Polícia Civil, Polícia Militar, e Núcleo de Operações Aéreas (NOA).

A programação do curso segue até o dia 24 de setembro, com aulas teóricas e práticas, e vai abordar conteúdos como atendimento pré-hospitalar, técnicas para transporte aéreo, medidas de segurança de voo e técnicas de resgate aquático. O conteúdo também aborda situações de perigo enfrentadas nas áreas amazônicas, como acidentes na mata e pessoas perdidas em regiões de floresta.

Penati destacou que capacitações refletem no atendimento prestado à população. Foto: SEMUSA.

A secretária-adjunta de saúde, Marilene Penati, participou da abertura e destacou que as capacitações promovidas pela SEMUSA refletem no atendimento médico prestado à população de Porto Velho, especialmente nas áreas de difícil acesso, que serão beneficiadas com a formação dos profissionais de saúde.

“Esses treinamentos e cursos de preparação para os profissionais da área da saúde, para que possam e aprendam a atuar em transporte aéreo, são muito importantes, porque como temos uma região com difícil acesso em vários distritos e comunidades ribeirinhas, isso vai fortalecer a oportunidade desses pacientes serem resgatados. O resgate aéreo, é uma atividade que requer, além de conhecimento técnico, a capacidade de atuar em voo durante o transporte, para tomar medidas que muitas vezes são fundamentais para a sobrevivência dos pacientes”, complementou.

Para as aulas, além de profissionais do estado de Rondônia, também foram convidados instrutores de todo o Brasil, entre eles o médico Rodrigo Bicudo, major da Polícia Militar de Sergipe e coordenador do Grupamento Tático Aéreo (GTA). “Todo curso de especialização é importante para a pessoa, e a gente está falando de uma área que é específica e ainda muito restrita no nosso país, que é a parte de transporte aeromédico. Ter a oportunidade de participar é quase que sair na vanguarda”, complementou.

- Anúncio -