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Mato Grosso do Sul – No final de abril, a Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul assinou contrato com a empresa Amapil Táxi Aéreo para serviços de transporte aeromédico de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), cadastrados na Gerência de Tratamento Fora de Domicílio.

Essa gerência aciona o transporte aeromédico quando são esgotados todos os meios de
tratamento dentro do estado, exigindo o encaminhamento para algum centro de referência no Brasil. Além dos casos de insuficiência ou inexistência de oferta de tratamento no estado, existem também os casos de urgência, como os transplantes de órgãos.

O valor contratado é de R$ 1.205.344,00 para transporte aeromédico em avião bimotor convencional não pressurizado (32 mil km) e em avião turbo hélice pressurizado (6.6 mil km). O prazo de vigência é de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.

Conforme o edital, as ambulâncias aéreas deverão ser configuradas para suporte avançado de vida, adulto, infantil e neonatal, com capacidade para piloto, copiloto, um paciente, acompanhante e equipe médica (médico e/ou enfermeiro).

Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul contra táxi aéreo para transportar pacientes do SUS. Foto: Amapil Táxi Aéreo.
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