- Anúncio -

Paraíba – O Grupo de Resgate Aeromédico (Grame) realizou neste sábado (15), a transferência de um bebê de apenas quatro meses de João Pessoa para sua cidade natal, Cajazeiras. O paciente estava no Hospital Municipal do Valentina para o tratamento de Síndrome de Angústia Respiratória Aguda (SARA) e voltou para ser tratado perto da família.

Portador de trissomia do cromossomo 21, o bebê apresentava uma alteração respiratória e havia sido internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Após melhora no quadro de saúde, foi admitido no Hospital Municipal do Valentina, também na capital.

Serviço aeromédico da Paraíba leva bebê para ser tratado junto da família, em Cajazeiras.

“O paciente ficou na UTI por 48h e após os devidos cuidados teve a indicação de retornar para sua unidade de origem. Por conta de o trajeto ser longo e haver risco de instabilidade no trajeto terrestre, realizamos o transporte aéreo e entregamos o paciente em segurança no Hospital Regional de Cajazeiras”, explicou o médico responsável pela coordenação do resgate, Elvio Lievert.

A distância entre João Pessoa e Cajazeiras é de 481 km com expectativa de transporte de 8h de viagem por via terrestre. Com a Unidade Aérea de Saúde Avançada, o bebê de apenas 3,5kg pôde retornar em apenas 1h20 com mais rapidez e segurança. Ao todo, cinco profissionais estiveram envolvidos na ação de transporte.

O serviço aeromédico funciona por meio de parceria entre a Secretaria da Saúde (SES), o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Segurança e Defesa Social (Sesds). Além do serviço de UTI aérea para o transporte de pacientes de maneira programada, as aeronaves também são utilizadas na captação e transporte de órgãos e tecidos humanos.

Serviço aeromédico da Paraíba leva bebê para ser tratado junto da família, em Cajazeiras.
- Anúncio -