- Anúncio -

Sergipe – O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), realizou nesta quarta-feira, 20, no Palácio Governador Augusto Franco, em Aracaju, uma solenidade em homenagem aos profissionais que contribuíram para que o serviço alcançasse o marco de 91 atendimentos em seis meses.

Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri destacou a importância de ampliar o serviço, responsável por salvar inúmeras vidas. “A criação do aeromédico foi uma parceria que deu super certo entre as Secretarias de Estado da Saúde e a Segurança Pública. É um serviço inovador, que pretendemos ampliar e manter em pleno funcionamento, garantindo a capacitação dos profissionais e possibilitando aos sergipanos mais segurança e assistência em atendimentos de urgência e emergência”, reforçou.

O termo de cooperação nº 001/2023 foi assinado no dia 16 de fevereiro de 2023, entre as Secretarias da Saúde e da Segurança Pública, para a utilização conjunta da aeronave entre o Grupamento Tático Aéreo (GTA) e o SAMU 192 Sergipe, visando a realização de atendimentos aeromédicos de urgência.

O serviço conta com um total de 29 profissionais, sendo 15 médicos e 14 enfermeiros emergencistas habilitados pelo estágio de qualificação para tripulação de voo. No período foram registradas ocorrências com diversas patologias, como cardiovasculares, obstétricas, traumas, causas clínicas, remoções pediátricas e incidentes com múltiplas vítimas (IMV).

Um desses casos foi o atendimento da pequena Luna Santos Medeiros, que tem diabetes. Sua mãe, Aline Oliveira dos Santos, moradora de Porto da Folha, no alto sertão sergipano, não esconde a gratidão em ter sua filha com saúde nos braços. Luna foi salva graças ao serviço aeromédico.

Aline contou que, após passar mal durante uma viagem, a sua filha precisou do resgate. “Luna havia passado mal em decorrência de diabetes, e por isso foi preciso transferi-la para o Hospital de Urgências (Huse), em Aracaju, o mais rápido possível, e o aeromédico possibilitou isso. Graças ao acolhimento e ao cuidado dos profissionais, hoje eu posso contar essa vitória com minha filha no braço”, relatou a mãe.

- Anúncio -