Suíça – O Serviço Suíço de Resgate Aéreo (Rega) encomendou um segundo lote de 12 helicópteros H145 de cinco pás para operação nas montanhas. Eles substituirão a atual frota de helicópteros AW109SP. Até 2026, a Rega operará uma frota totalmente Airbus composta por 21 H145 de cinco pás. Esse serviço aéreo é privado, sem fins lucrativos, e fornece assistência médica de emergência na Suíça e Liechtenstein.
“Para operar com eficácia os serviços de resgate aéreo na Suíça, entendemos que a capacidade de desempenho ideal em altitude é fundamental”, diz Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “O H145 de cinco pás pousou no Aconcágua, na Argentina, uma montanha de quase 7.000 metros de altura – nenhum outro helicóptero bimotor conseguiu tal feito”.
Os H145s serão equipados com um sistema de navegação de última geração, especialmente adaptado às necessidades do operador, que aumentará as capacidades de missão e a segurança das operações. O sistema usará novos recursos do Flight Management System GTN750 Xi da Garmin.
Ele integrará e controlará um sistema multissensor que possibilita uma navegação precisa e confiável. Mesmo em caso de perda de sinal de GPS, o helicóptero navegará com segurança graças ao sistema de navegação inercial da Thales. Esta solução aumentará ainda mais o desempenho da navegação em condições IFR e permitirá que o helicóptero seja certificado como procedimento de navegação RNP-AR 0.1, que é o procedimento de navegação mais preciso no ambiente de helicóptero.
A Rega opera 14 bases de resgate aéreo na Suíça. No ano passado, as tripulações dos helicópteros realizaram 14.330 missões, incluindo o transporte de 471 pacientes com COVID-19.
No total, existem mais de 1.600 helicópteros da família H145 em serviço, registrando um total de mais de sete milhões de horas de voo. Alimentado por dois motores Safran Arriel 2E, o H145 é equipado com controle digital de motor de autoridade total (FADEC) e o conjunto de aviônicos digitais Helionix. Inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, aumentando a segurança e reduzindo a carga de trabalho do piloto.