- Anúncio -

Portugal – No dia 05 de abril, a Marinha, por meio do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), coordenou o resgate de um homem de nacionalidade turca que estava a bordo do navio-tanque “DUZGIT DIGNITY”. A embarcação navegava a cerca de 25 milhas náuticas, a oeste do Cabo Carvoeiro.

​​​O alerta foi recebido por chamada telefônica do navio. Equipe do CODU-MAR realizou a avaliação remota da vítima de 38 anos, e como havia suspeita de ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio), houve a necessidade de acionar cuidados médicos hospitalares imediatos.

Tripulante de navio sofre infarto agudo do miocárdio e é resgatado pela Força Aérea Portuguesa

Um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa foi acionado para efetuar o resgate. Um tripulante SAR foi desembarcado no convés do navio e foi feita a retirada da vítima por meio do guincho. Depois de embarcados, a equipe fez seu transporte para o Aeródromo de Trânsito Nº1 (Figo Maduro), de onde seguiu de ambulância para uma unidade hospitalar de Lisboa.

A Força Aérea mantém um dispositivo de alerta permanente para as missões de Busca e Salvamento, com tripulações no Continente, nos Açores e na Madeira. Para além do território nacional, Portugal faz fronteira com o Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo. Com isso, a Força Aérea tem atribuída uma área de busca e salvamento no mar de 5.816.562 km², o equivalente a mais da metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte.

- Anúncio -