- Anúncio -

Santa Catarina – No domingo (18), equipe aeromédica do SAER/SARASUL recebeu a visita de um paciente que havia sido atendido no dia 26 de dezembro de 2021. Eric, hoje com 28 anos, estava com sua família em um parque aquático na cidade de Balneário Rincão, quando se afogou.

Seu pai Adriano relatou que Eric pulou de um trapiche junto a Lagoa dos Esteves e acabou submergindo. Ele foi retirado da água por populares já em parada cardiorrespiratória. No local havia um médico que iniciou imediatamente manobras de reanimação cardiorrespiratória, auxiliado por populares.

Na sequência, o serviço aeromédico SAER/SARASUL foi acionado e em 9 minutos estava no local do atendimento. Avaliado pela equipe, o paciente apresentava insuficiência respiratória e sinais de choque. Após a intervenção avançada da equipe aeromédica, o paciente foi conduzido de aeronave até Criciúma, onde foi encaminhado pela ambulância do SAMU até o hospital São José de Criciúma, onde ficou internado na UTI.

Segundo a mãe do paciente, Eric sofreu mais cinco paradas cardíacas, foi submetido a hemodiálise e teve infecção pulmonar grave. Foram ao todo 37 dias na UTI e 42 dias de hospitalização.

Quase um ano depois do acidente, ele e seus pais estiveram na base do SAER/SARASUL em um reencontro emocionante com a equipe que fez o socorro. Atenderam a ocorrência o médico Matheus Bett, a enfermeira Bárbara Cunha, o comandante Kaida, o copiloto Martinez e OAT Yasbek.

“Esta ocorrência nos mostra o quão importante é o tempo resposta no emprego de uma aeronave no atendimento aeromédico. Com certeza a agilidade e rapidez no socorro da vítima em questão fizeram com que essa história tivesse um final muito feliz”, lembrou Gilberto Mondini, delegado do Serviço Aeropolicial (SAER).

- Anúncio -