A queda de um helicóptero (BK117 C1) de resgate no mar Báltico tornou-se um quebra cabeça para os profissionais que investigam o acidente: a máquina caiu aparentemente sem qualquer aviso de pelo menos 150 metros de altura. Agora especialistas procuram explicações nos destroços recuperados do fundo do mar.
Os destroços do helicóptero acidentado foi recuperado na noite de sábado de uma profundidade de sete metros.
Segundo a operadora aeromédica DRF alemã, o helicóptero acidentou-se durante um voo de rotina de treinamento na noite de 28 de fevereiro. A causa do acidente ainda é incerta e vitimou três dos quatro tripulantes do helicóptero.
O helicóptero BK117 C1 que acidentou-se era especialmente equipado para uso e operações em mar aberto, inclusive com flutuadores de emergência. Esses equipamentos devem ser acionados manualmente e permaneceram sem uso. Os dois pilotos, aparentemente, não tiveram tempo para ativar o sistema de emergência.
Os especialistas acreditam que o acidente aconteceu sem qualquer tipo de aviso prévio. Os flutuadores de emergência poderiam ser ativados eletrica ou manualmente pela tripulação em caso de emergência. “Só o fato de que eles não terem sido ativados sugere que este incidente ocorreu de maneira totalmente surpreendente para a tripulação”, declarou o gerente da base de resgate da DRF, Reiner Fischer.
Fonte: N-TV
Nota do site: A aeronave acidentada era um BK117 C1 de prefixo D-HDRJ.