Santa Catarina – Seguindo os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde, aconteceu na sexta-feira (10), em Florianópolis, a passagem de comando do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
As aeronaves “Arcanjos” atuam no Estado desde 2010 realizando missões aeromédicas, de busca e salvamento, além de combate a incêndios. A operação é resultado da parceria entre o BOA e o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O BOA possui quatro aeronaves, dois helicópteros (Arcanjos 01 e 03) e dois aviões (Arcanjos 02 e 04).
Na ocasião o Major Túlio Tartari Zanin passou o comando do BOA ao Tenente-Coronel Sandro Fonseca, que já pertencia ao Batalhão. O Tenente-Coronel Sandro ingressou como soldado na Polícia Militar de Santa Catarina em 1994. No ano de 1997 realizou o Curso de Formação de Sargentos e em 2004 o Curso de Formação de Oficiais. Sandro foi declarado Aspirante em 2007.
Além das mais diversas funções exercidas no CBMSC, no BOA foi chefe da Seção de Operações e Seção de Segurança Operacional. Além disso foi Comandante de Pelotão de Operações Aéreas, Comandante de Companhia de Operações Aéreas e Subcomandante do BOA.
Sandro é piloto de avião e helicóptero, Comandante Operacional de Aeronave, instrutor de voo e examinador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).