Minas Gerais – O Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), celebrou oito anos de criação no dia 17/12, no hangar do aeroporto da Pampulha. Unidade de aviação do CBMMG responsável pela utilização de aviões e helicópteros, o BOA, desde o início das operações em 2006, já resgatou 3.415 pessoas ao longo de 5.100 horas de voo.
O efetivo do batalhão conta com cinquenta bombeiros militares e 16 médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-BH) atuando em conjunto para salvamentos e resgates de vítimas mais graves. A frota atual é composta por dois helicópteros Helibras Esquilo HB 350 B2, com capacidade para seis pessoas, um avião Cessnna Centurion II 210 (seis pessoas) e o recém-adquirido helicóptero modelo EC-145 (também da Helibras) com capacidade para nove pessoas, único no Brasil configurado para a realização de missões aeromédicas e voo por instrumentos, empregado na aviação de segurança pública.
Vítimas agradecem aos Bombeiros.
Uma das vítimas socorridas pelos helicópteros do BOA é Vítor Amaral, 32 anos, que sofreu um acidente no dia 19 de setembro de 2009, quando fazia trilha de moto, em Nova Lima. Ele caiu num buraco e quebrou as duas pernas. O rapaz usou seu celular para discar 193 e sete minutos depois desse esse telefonema o Arcanjo o localizou. Após longa fisioterapia e recuperação, ele resolveu agradecer à equipe de bombeiros que lhe socorreu.
Outra vítima é Rafael Barreto, de 22 anos, que caiu de bicicleta na mesma trilha em Nova Lima, sofreu traumatismo craniano grave e ficou inconsciente. Está em tratamento no hospital Sarah Kubitschek, recuperando os movimentos gradualmente, mas mesmo com todas as dificuldades de locomoção, compareceu a cerimônia para homenagear seus salvadores.
Autoridades e homenagens
A solenidade contou com a presença do coronel BM Cleberson Santos, sub-chefe do Estado Maior do CBMMG (representando o comandante-geral), do atual comandante do BOA, tenente-coronel BM Cláudio Roberto, oficiais, graduados, cabos e soldados, familiares, representantes da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria de Saúde, policias civis da unidade irmã do BOA, o Carcará PCMG (sob o comando do Agente Carlos Victor Teixeira), e do Batalhão de Radio Patrulhamento Aéreo da PMMG (Btl RpAer), na pessoa de seu comandante, tenente-coronel PMMG Ledwan Salgado Cotta.
Militares do BOA que se destacaram no último ano receberam condecorações, e o mais novo comandante de aeronave do BOA, o capitão BM Cléber Antônio Penido Prado Jr, recebeu sua promoção e placa comemorativa destacando o helicóptero AS 350 B2, utilizado pela unidade desde a sua criação.
Confira as fotos:
Texto e fotos: por Roberto Caiafa.