- Anúncio -

Paraná – No domingo (10), o serviço aeromédico realizado pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) em parceria com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemorou dois anos de operação integrada.

Nesse período mais de 877 vítimas foram salvas em 333 Resgates Aeromédicos e 511 Remoções Aeromédicas. Pessoas foram salvas graças ao emprego de aeronave e condução rápida de equipe aeromédica ao local da vítima e seu transporte a hospitais de referência com equipe especializada.

Pelo convênio, a Secretaria de Saúde é responsável pelos médicos, enfermeiros e insumos para realização do atendimento aeromédico e a Segurança Pública, através da Polícia Militar é responsável pelos aviões, helicópteros e tripulações de voo.

Para entender melhor como funciona o atendimento. O SAMU – 192 é responsável pelas emergências clínicas como dores no peito, intoxicação com produtos de limpeza e envenenamento e crises de convulsão. Por usa vez o SIATE – 193 é gerenciado pelo Corpo de Bombeiros e atende traumas e ferimentos como, acidentes de trânsito, quedas com ferimentos e fraturas, choques elétricos graves, afogamentos em lagos e rios e soterramentos.

YouTube player

 

- Anúncio -