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Alemanha – A operadora aeromédica alemã FAI obteve a certificação suplementar de tipo (STC) para a instalação de cápsulas de isolamento rígidas EpiShuttle nas aeronaves Bombardier Challenger 600 series. O EpiShuttle é usado para transportar pacientes infectados com CODIV-19 ou outros patógenos em aeronaves e ambulâncias.

Desde que a FAI instalou o EpiShuttle no Bombardier Challenger 604 em um módulo Spectrum Aeromed MedBase com uma adaptação fixa para um módulo Spectrum Aeromed Cargo Stretcher, eles não consideram mais o EpiShuttle como um “equipamento solto” em comparação com outros equipamentos médicos móveis. Devido a isso, a FAI queria obter um STC para a aeronave CL-600-2B16 que incluísse o EpiShuttle.

Cápsulas de isolamento EpiShuttle são certificadas para uso em aeronaves Bombardier Challenger 600 series.

“Estamos felizes em ver que a FAI obteve o STC para a aeronave CL-600-2B16, uma excelente aeronave para a transferência de pacientes infectados com o EpiShuttle. Agradecemos todo o tempo e recursos que a brilhante equipe da FAI Air Ambulance investiu no processo de certificação. Isso mostra que o EpiShuttle atende aos requisitos de um STC”, disse Ellen Cathrine Andersen, CEO da EpiGuard, a empresa que fabrica o EpiShuttle.

Testes de certificação

Os testes foram realizados em coordenação com a EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) e uma empresa de desenvolvimento que definiu os requisitos para o STC e os procedimentos de teste necessários.

Nico Raab, gerente de operações médicas da FAI Air Ambulance, disse: “O EpiShuttle passou por testes abrangentes e desafiadores durante o processo de certificação. Todos os procedimentos de teste foram realizados sem qualquer reclamação e o STC foi emitido e concedido pela EASA. ”

Cápsulas de isolamento EpiShuttle são certificadas para uso em aeronaves Bombardier Challenger 600 series.

O EpiShuttle teve que passar por três testes diferentes durante o processo, teste de inflamabilidade, teste de descompressão rápida e evacuação do paciente.

O teste de inflamabilidade examinou a facilidade com que o material inflamava, com que rapidez eles queimavam e como reagem quando queimados. Os testes mostraram que não houve combustão, fundição ou formação de gotas nos corpos de teste.

Em segundo lugar, eles testaram o comportamento do EpiShuttle no caso de uma queda repentina de pressão, o chamado teste de descompressão rápida. Em caso de queda repentina de pressão na aeronave, deve-se garantir que todos os componentes possam suportar as forças que atuam para evitar a contaminação do meio ambiente.

O comportamento do EpiShuttle também foi testado e simulado em uma câmara de pressão em um laboratório de testes aprovado. O teste não mostrou danos ou restrições funcionais nos componentes do EpiShuttle nem nos acessórios.

O último teste que o dispositivo teve de ser submetido foi a evacuação do paciente. De acordo com as especificações, deveria ser possível evacuar um paciente em 90 segundos em uma emergência. Durante o teste, o paciente foi evacuado por funcionários da FAI em 56 segundos.

Depois de os funcionários e o dispositivo terem concluído todos os testes, a EASA concluiu que cumpria todos os requisitos e sem quaisquer reclamações.

A FAI Air Ambulance investiu um total de € 57.000,00 (US $ 65.000,00) no teste. “A certificação abre caminho para o STC no CL-600 em outros continentes e também mostra que é possível para outras empresas e aeronaves obter um STC”, acrescentou Andersen.

Cápsulas de isolamento EpiShuttle são certificadas para uso em aeronaves Bombardier Challenger 600 series.
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