A Companhia Interamericana de Tecnologia Aeroespacial (Citasa), que lidera a construção de uma fábrica de helicópteros em São Gonçalo do Amarante, já está com o terreno de 30 hectares em mãos. A área foi doada pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Uma visita dos investidores da empresa ao Ceará está prevista. O projeto está orçamento em cerca de R$ 450 milhões.
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho, afirmou que os investidores já estão preparando a documentação para solicitar as licenças ambientais. “Vão começar a resolver a documentação para a obra. Já estão fazendo projeto”.
A Citasa fez uma solicitação para que o Governo do Estado participe do projeto como sócio com 10% de participação, investindo por tanto, R$ 45 milhões. O diretor de atração de Investimentos da Adece, Cláudio Frota, ressalta que a proposta está em análise, mas que a empresa terá que começar o projeto sem esses possíveis recursos públicos, já que o Estado não adianta dinheiro para projetos.
“Não tem nada decidido. Isso vai pro Cedin (Conselho Estadual de Desenvolvimento Industrial do Ceará). Tem também solicitação para o protocolo de incentivos, que são os benefícios do FDI (Fundo de Desenvolvimento Industrial) e isenção de ICMS”, destaca Cláudio Frota.
Aeroporto de passageiros
Cláudio Pinho afirmou que os estudos apontaram que o novo aeroporto previsto para as proximidades de São Gonçalo só é viável se for para cargas e passageiros. Ainda será apontada a localização exata, mas deverá ficar em São Gonçalo do Amarante ou nas proximidades. Esse projeto também poderá ser por meio de PPP.
Fonte: O Povo