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Portugal – A Esquadra 751 “Pumas” foi criada em 28 de abril de 1978. No início foram utilizados os SA-330 PUMA em missões de Busca e Salvamento nas áreas de responsabilidade atribuídas a Portugal.

As regiões de responsabilidade de salvamento atribuídas a Portugal, coincidentes com a Região de Informação de Voo (FIR) de Lisboa e Sta. Maria, representam a maior área de responsabilidade da Europa. Além de Busca e Salvamento (SAR) a Esquadra 751 executa outras missões, no âmbito estritamente militar, o apoio tático e outras missões de interesse público, como é o caso das missões de vigilância marítima.

Em 2005 a Esquadra 751 passou a contar com o AgustaWestland EH-101 Merlin que substituiu o consagrado SA-330 PUMA. Este foi um marco extremamente significativo pois permitiu à Esquadra ficar dotada de tecnologia de ponta e também aumentar a sua capacidade de operação.

Esquadra 751 – “Pumas” da Força Aérea de Portugal responsável pela operação SAR

Após a introdução do EH-101 “Merlin” existiu uma reestruturação do dispositivo SAR (busca e salvamento) nacional e assim os cerca de 100 militares que compõem a Esquadra 751 trabalham para que a mesma tenha, 24 horas por dia, 365 dias por ano, uma tripulação de alerta permanente na Base Aérea N.º 6, Montijo, uma tripulação e aeronave no AM3 Porto Santo e duas tripulações e duas aeronaves na Base Aérea N.º 4, Lajes.

Ao longo de mais de 40 anos de história, a Esquadra 751 já executou mais de 60.000 horas de voo (mais de 25.000 horas com a aeronave EH-101 Merlin) e salvou mais de 4.000 vidas, continuando no seu dia a dia a honrar o seu lema “Para que outros vivam“!

Saiba mais sobre o EH-101 MERLIN

O EH-101 MERLIN é um helicóptero de transporte médio, trimotor, com trem de pouso triciclo, semi-retrátil, com rodas duplas em cada unidade e rotor principal de 5 pás. A Força Aérea adquiriu 12 EH-101 em três variantes distintas para três tipos de missões diferentes. A frota consiste em 6 de variante SAR (Busca e Salvamento), 2 de variante SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas) e por 4 de variante CSAR (Busca e Salvamento em Combate).

Possui flutuadores de emergência, 2 barcos internos para 20 pessoas, 1 guincho primário e um guincho secundário, NITESUN e FLIR. É equipado com um RADAR de busca da GALILEO com capacidade de identificar e monitorizar 32 alvos de superfície em simultâneo. Todas as aeronaves têm a capacidade para operarem em ambiente NVG.

A variante CSAR está equipada com “Defensive Aids Suite” (DAS), que consiste num sistema integrado de autoproteção eletrônica, formado pelos seguintes subsistemas: um “Radar Warning Receiver” (RWR), um “Missile Warning System” (MWS) e um “Counter Measures Dispensing System” (CMDS). Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).

Força Aérea resgata passageiro no navio “Marco Polo”. Foto: Divulgação

Resgates recentes

No dia 27 de janeiro a Força Aérea de Portugal resgatou duas pessoas numa ravina em São Miguel, nos Açores. Os dois homens estavam perdidos numa área de difícil acesso e foram salvos pela Esquadra 751 – Pumas, que opera o helicóptero EH-101 Merlin, e tem um destacamento permanente na Base Aérea N.º 4, nas Lajes.

Outro resgate foi de um lenhador ferido, em Nisa. O homem teria caído numa zona de difícil acesso e, após ser assistido pelos bombeiros locais, foi socorrido pelo helicóptero. O apoio foi solicitado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A missão foi realizada pela tripulação do EH-101 Merlin de alerta na Base Aérea N.º 6, Montijo. Após o resgate, o homem, de nacionalidade portuguesa, foi transportado pela Esquadra 751 – “Pumas” até ao Aeródromo de Trânsito N.º 1, em Figo Maduro, e encaminhado para uma unidade hospitalar.

Força Aérea Portuguesa resgatou lenhador em Nisa. Foto: Divulgação
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